
Nesta terça-feira (27) os enfermeiros da Atenção Básica de Petrolina participaram de uma capacitação voltada para métodos se inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU). O objetivo da ação foi ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos de longa duração na rede pública de saúde. O encontro é uma parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Prefeitura de Petrolina.
A formação é respaldada pela Resolução nº 690/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que autoriza profissionais de enfermagem capacitados a realizarem procedimentos relacionados ao planejamento reprodutivo, como a inserção, revisão e retirada do DIU. Neste primeiro momento, 53 profissionais estão recebendo aulas teóricas, em seguida receberão os treinamentos práticos. O objetivo da Secretaria de Saúde, é capacitar todos os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para ampliar a oferta de inserção de DIU nas unidades.
A iniciativa faz parte de uma série de iniciativas da gestão voltadas em promover a saúde da mulher. Com essa capacitação, o município fortalece a Atenção Básica e promove a autonomia reprodutiva das mulheres, oferecendo alternativas seguras e acessíveis para o planejamento familiar.
