Quinta, 25 de Junho de 2026
25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Ipesaúde conclui Ipes Leve 2024 e contribui na mudança de vida de pacientes no combate à obesidade

Programa oferece atendimento por equipe multidisciplinar e realiza encontros para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre a doença

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
20/12/2024 às 16h28
Ipesaúde conclui Ipes Leve 2024 e contribui na mudança de vida de pacientes no combate à obesidade
Fotos: Ascom Ipesaúde

Com depoimentos inspiradores de pacientes que mostraram como é possível enfrentar a obesidade com o apoio de uma equipe multiprofissional, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou o encontro de encerramento do programa Ipes Leve de 2024, nesta sexta-feira, 20. Na ocasião, foram entregues certificados aos pacientes que concluíram todo o percurso da iniciativa, atingindo o objetivo da perda de peso.

O Ipes Leve é um programa inovador do Ipesaúde, que tem compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos beneficiários, para o combate à obesidade - doença crônica que se tornou uma epidemia global, afetando a saúde e a produtividade de milhares de pessoas. Desenvolvido no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior, a iniciativa oferece acompanhamento personalizado e integral durante seis meses, com cuidados médicos, orientações nutricionais, psicológicas e educacionais.

De acordo com a médica Yasmin Zylberman, integrante da equipe do Ipes Leve, hoje em dia, a obesidade acarreta uma série de distúrbios no corpo e aumenta a incidência de várias doenças, como pressão alta, diabetes, e afeta a qualidade de vida dos pacientes. Ela relata que o Ipes Leve é um momento em que o instituto junta essas pessoas que têm o interesse em perder peso e mostra que não precisa ser uma batalha solitária. “Aqui contamos com a experiência dos clínicos gerais, da endocrinologia, do nutricionista e do psicólogo. A partir dessa equipe, fazemos um tratamento contra a obesidade, com orientações, uso de medicações, incentivo à atividade física e várias estratégias que já foram comprovadas, cientificamente, que previnem o aparecimento de novas doenças e ajudam no tratamento de obesidade”, explica.

Encontros semanais

Todas as segundas-feiras, o Ipes Leve realiza encontros da equipe com os pacientes da iniciativa, divididos em quatro grupos, num momento de troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas. “O programa, além dessa equipe multidisciplinar e acompanhamento individual, oferece esse processo de encontros. Os grupos conseguem formar um vínculo, conversar mais entre si sobre as estratégias que deram certo e as que não deram e, assim, realmente perceber essa batalha conjunta que é vencer a obesidade”, informa a médica. 

O Ipes Leve foi marcante para a vida do beneficiário Vitor Hugo Rodrigues, 40 anos. Ele foi o participante que mais perdeu peso de seu grupo e não precisará mais fazer cirurgia bariátrica. Ele ficou sabendo do Ipes Leve pela sua cardiologista, pois ia fazer bariátrica, mas o medo do procedimento o fez buscar uma alternativa menos agressiva. “Na época, eu tinha 148 quilos e tentei perder peso de uma forma mais natural, com dieta. Segui à risca o que o pessoal passou aqui, juntamente com a medicação prescrita pelo endócrino. Ao todo, perdi quase 40 quilos. Hoje em dia, estou só com sobrepeso, já não estou mais obeso”, declarou. Ele incentiva outras pessoas a seguirem o programa. “Todo mundo pergunta como consegui perder peso, qual foi o milagre. Aí sempre aconselho procurar nutricionista e endocrinologista. É só confiar no processo e seguir as orientações”, disse. 

Superação e gratidão

Maria de Fátima Vieira, uma das participantes do programa, compartilhou a sua história de superação no encontro de encerramento desta sexta. Por meio do Ipes Leve, ela perdeu o peso necessário para realizar cirurgia bariátrica e venceu a depressão. “Deus é maravilhoso comigo. Primeiro, agradeço a Ele, e aos anjos que colocam em nossas vidas. Eu havia perdido a vontade de viver, pois não conseguia emagrecer. Eu perdia tudo na minha vida, saúde, marido, emprego. Na pandemia, perdi umas 19 pessoas da família e isso me levou a ter uma depressão. Mas, quando eu cheguei aqui no Ipes Leve e encontrei profissionais que me mostraram o caminho certo, fiquei mais entusiasmada. Cada vez que eu saía daqui, era vibrando de que ia conseguir. Domingo, meu filho, nora e netos me disseram que estavam muito orgulhosos de mim. Meu objetivo foi alcançado: não tenho mais depressão, adoro dançar e não preciso mais de remédio para dormir. Por isso, eu só quero agradecer a todos vocês”, relatou.

Outro exemplo é o de Maria Aparecida Gonzaga, 59 anos, que é grata ao instituto pelo atendimento e pela inovação do Ipes Leve. “Sempre busco o Ipes e busquei o programa porque quero ter uma velhice mais tranquila, com saúde estável. Graças à iniciativa, perdi oito quilos. Esse peso trazia dor. Hoje, não sinto mais dores e estou muito feliz. Recomendo a todos o programa. Onde eu chego falo do Ipes Leve, porque aqui sou bem-atendida. Os nutricionistas fazem uma dieta dentro daquilo que você come. Sugerem algo dentro da minha realidade, dos meus gostos. Não inventam. São pessoas atenciosas, do atendimento do balcão ao consultório”, ressalta.

Beneficiária Maria Aparecida Gonzaga
Beneficiária Maria Aparecida Gonzaga
Beneficiária Maria de Fatima Vieira
Beneficiária Maria de Fatima Vieira
Beneficiário Vitor Hugo Rodrigues, participante que mais perdeu peso na sua turma do Ipes Leve
Beneficiário Vitor Hugo Rodrigues, participante que mais perdeu peso na sua turma do Ipes Leve
Médica Yasmin Zylberman, integrante da equipe do Ipes Leve
Médica Yasmin Zylberman, integrante da equipe do Ipes Leve
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Parcialmente nublado
Mín. 25° Máx. 26°
25° Sensação
6.5 km/h Vento
68% Umidade
100% (3.06mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Sexta
26° 25°
Sábado
26° 25°
Domingo
26° 25°
Segunda
25° 24°
Terça
25° 24°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,849,51 +1,45%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio