Quinta, 25 de Junho de 2026
25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza última apresentação do ano no Teatro Tobias Barreto

Após 10 anos, o espetáculo de Carmina Burana voltou a acontecer e contou com a participação de 140 músicos

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
20/12/2024 às 09h22
Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza última apresentação do ano no Teatro Tobias Barreto
Fotos: Camila Gerônimo e Davyd Christian

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou o último concerto do ano, acompanhada do Coro Sinfônico e do Coro Infantil da Orquestra Jovem de Sergipe, nessa quinta-feira, 19, no Teatro Tobias Barreto (TTB). O grupo de 140 músicos executou integralmente a cantata profana Carmina Burana, de Carl Orff, realizada pela última vez em 2014. O TTB ficou lotado e o público saiu encantado com o espetáculo. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Para o mestre do Coro Sinfônico da Orsse, Leonardo de Rezende, a peça apresentada é bastante desafiadora. “É uma peça do compositor alemão Carl Orff, do início do século XX, que exige bastantes contrastes sonoros, em relação a mudanças de andamento, sonoridades, expressividades. Foi muito difícil trabalhar o coro por conta de ser um coro amador, mas claro que com bastante tempo de preparo, eles foram aderindo à peça, trazendo bastante expressividade a essa belíssima obra”, disse.

O maestro da Orquestra Jovem de Sergipe, Márcio Bonifácio, afirma ter sido um momento bastante especial. “Fazer parte da Carmina Burana foi uma grande honra, a gente fez a primeira edição em 2014, então isso é um fato importante. E, agora, depois de 10 anos, foi muito especial voltar a fazer essa participação. É uma honra não só por executar uma peça dessa, como fazer parte da Orsse, que é um símbolo do estado. Além disso, tem crianças, jovens que participaram em 2014 e, hoje, tiveram a possibilidade de assistir essa nova geração. Isso significa que a orquestra tem um ciclo e esse ciclo vai se expandindo, é muito gratificante”, concluiu.

A assistente social Maria Bela Alves ficou admirada com a participação dos coros. “A participação das crianças da Orquestra Jovem foi muito bonita. A integração com os coros e também a participação dos solistas. Foi maravilhoso e emocionante. Que tenha sempre essa união, da Orsse com a Orquestra Jovem”, destacou.

A advogada aposentada Augusta Nascimento assistiu à apresentação da orquestra na companhia da irmã. “Minha irmã me convidou. Eu achei um espetáculo belíssimo. Já assisti algumas vezes, mas hoje foi perfeito”, confessou.

A servidora pública aposentada Vânia Maria Nascimento, irmã de Augusta, contou que eventualmente prestigia a Orsse. “Eu adorei essa apresentação. Carmina Burana foi a primeira vez que a gente viu e achei de uma complexidade fantástica. A orquestra está de parabéns. A perfeição, o público também, muito educado, preparado para assistir. Eu nem esperava, para falar a verdade, que o teatro estivesse tão lotado hoje e foi essa maravilha”, ressaltou.

Denise Oliva é aposentada e sempre que possível, prestigia os espetáculos da orquestra. “A orquestra sempre me impressiona, mas em especial hoje, porque Carmina Burana é muito grandiosa. O coro estava belíssimo, afinadíssimo. Eles estão de parabéns. Aliás, essa temporada desse ano em especial foi muito bonita. Infelizmente, não assisti todas, mas pelo menos uns 15 eu vi e foram todas especiais”, finalizou.

O maestro da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Guilherme Mannis, se mostrou satisfeito com a finalização da temporada 2024. “Hoje nós fizemos nosso 37º concerto da temporada 2024 e nós costumamos dizer, no meio musical e no meio artístico também, que foi o 'grand finale'. O concerto de hoje foi de uma grandiosa peça que foi apresentada poucas vezes em Aracaju, a última vez há dez anos, e nós estamos trouxemos de volta ao público. Foram 140 cabeças pensantes em torno de uma ideia musical, que transmite uma energia extremamente contagiante para o público. Foi uma das nossas grandes atrações, que tocou a todos”, reforçou o maestro.

Local de construção do Complexo Viário Maria do Carmo Alves / Foto: Marcos Rodrigues
Local de construção do Complexo Viário Maria do Carmo Alves / Foto: Marcos Rodrigues
Concessao parcial Deso / Foto: Arthur Soares
Concessao parcial Deso / Foto: Arthur Soares
Concessao parcial Deso / Foto: Arthur Soares
Concessao parcial Deso / Foto: Arthur Soares
Hub de Gás e Sergipe Águas Profundas / Foto: Petrobras
Hub de Gás e Sergipe Águas Profundas / Foto: Petrobras
Sergas / Foto Arthuro Paganini
Sergas / Foto Arthuro Paganini
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Parcialmente nublado
Mín. 25° Máx. 26°
25° Sensação
6.5 km/h Vento
68% Umidade
100% (3.06mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Sexta
26° 25°
Sábado
26° 25°
Domingo
26° 25°
Segunda
25° 24°
Terça
25° 24°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,849,51 +1,45%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio