Quinta, 25 de Junho de 2026
25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Orquestra Sinfônica de Sergipe encerra temporada 2024 com grandes conquistas e democratização do acesso à arte

Com 37 concertos e mais de 30 mil espectadores, o ano de 2024 mostra uma Orsse voltada para a integração entre música erudita e popular, com a aces...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
16/12/2024 às 14h39
Orquestra Sinfônica de Sergipe encerra temporada 2024 com grandes conquistas e democratização do acesso à arte
Foto: Thiago Santos

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), unidade cultural vinculada à Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), encerra a temporada de 2024 com um balanço que reflete sua atuação em múltiplas frentes. Entre concertos eruditos e populares, apresentações em diversos espaços públicos e gravações de grandes obras sergipanas, a Orsse ampliou o acesso à música e fomentou a formação de novos artistas. Com um total de 37 concertos realizados, sendo 30 com a orquestra completa e sete camerísticos, a programação do ano incluiu apresentações em espaços variados, com ingressos gratuitos ou a preços acessíveis.
 
Destaque para os 21 concertos com repertório popular, que representaram 57% do total, e os 20 realizados fora do Teatro Tobias Barreto, alcançando diferentes públicos, dentro e fora da capital. “A Orsse é um tesouro do nosso estado, tão bem regida por Guilherme Mannis ao longo desses anos. Em 2024, o grupo realizou grandiosos concertos que emocionaram centenas de pessoas, lotando teatros e outros espaços por onde passou. Isso mostra o poder da nossa música e da nossa arte, tão respeitada e admirada. Vida longa à Orsse!”, comemorou o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.
 
Na próxima quinta-feira, 19, a Orsse encerrará sua temporada 2024 com uma apresentação no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Sob regência do maestro Guilherme Mannis, o concerto terá a participação do Coro Sinfônico da Orsse, regido por Leonardo de Rezende e do Coro Infantil da Orquestra Jovem de Sergipe, regido por Márcio Bonifácio. O concerto marcará a terceira apresentação completa de Carmina Burana pela Orsse, retornando após dez anos. Segundo o maestro Guilherme Mannis, trata-se de mais um momento épico da produção da orquestra sergipana. “Em 2025 nosso grupo completará 40 anos de existência, junto com os 20 anos do Coro Sinfônico. Nada mais adequado do que começar as celebrações desse momento tão especial com a monumental Carmina Burana. A obra contará também com o Coro Infantil da Orquestra Jovem e excelentes solistas sergipanos, tornando uma noite de muita emoção para nós e para o público”, destacou. 
 
Concertos e Séries especiais
 

Ao longo do ano, a Orsse abrilhantou diversos eventos com concertos temáticos dedicados a datas comemorativas, como o aniversário de Aracaju, Páscoa, Carnaval, Quaresma, São João e Natal. Na Temporada 2024, as tradicionais séries Cajueiros, Mangabeiras e Sons da Catedral foram mantidas e, cada uma com suas características próprias, popularizou o acesso à musica clássica. 

Criada em 2007, a Série Cajueiros é reconhecida por seu repertório diversificado, que inclui sinfonias de diferentes períodos históricos, obras pouco conhecidas ou inéditas, além da participação de renomados musicistas de todo o mundo. Os concertos, realizados mensalmente no Teatro Tobias Barreto, contaram com convidados nacionais e internacionais de destaque, como Rosana Lanzelotte, Bernardo Santos e Daniel Nery.
 
Também iniciada em 2007, a Série Sons da Catedral leva a formação da Orsse a importantes templos da história arquitetônica e religiosa de Sergipe, promovendo apresentações gratuitas e acessíveis a todos os públicos. Em 2024, foram realizados seis concertos, com destaque para os espaços: Santuário São José, Primeira Igreja Batista de Aracaju e a Catedral Metropolitana de Aracaju. A Série contemplou um público de cerca de quatro mil pessoas. 

Com concertos bimestrais voltados à música popular, a Série Mangabeiras apresentou arranjos especiais que abrangeram um repertório diversificado. As performances incluíram temas cinematográficos (CineOrquestra), trilhas sonoras de séries (Muzikflix) e espetáculos voltados para o público infantil, como o CineOrquestra Kids. Esses concertos são marcados por um clima descontraído e lúdico, com músicos e espectadores fantasiados de seus personagens favoritos. 

Ações de formação 

Além das apresentações, a Orsse se destacou na formação artística de jovens talentos. Em setembro, em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), realizou a primeira edição do Festival de Música de Câmara de Sergipe. Durante uma semana, o evento ofereceu dez masterclasses e palestras gratuitas, abertas tanto a estudantes de música quanto ao público em geral.
 
Entre os repertórios explorados nos concertos estiveram grandes obras como Cinco Miniaturas para Cordas, de Villani-Côrtes, e Estudos para Instrumentos de Percussão, de Camargo Guarnieri. O festival culminou em três concertos realizados na Sala Villa-Lobos do CMSE, onde alunos do Conservatório tiveram a oportunidade de se apresentar ao lado dos chefes de naipe da Orsse, enriquecendo ainda mais sua formação musical.
 
Coro Sinfônico

Além do trabalho da orquestra, o Coro Sinfônico de Sergipe também teve um papel de destaque em 2024. Foram realizados cinco concertos, sendo quatro em parceria com a Orsse, o que ampliou as possibilidades de apresentação e diversificou o repertório oferecido ao público. Para celebrar o Dia da Sergipanidade, por exemplo, Orsse e o Coro regravaram o Hino de Sergipe, composto pelo Frei José de Santa Cecília, em diversos espaços históricos e culturais do estado.
 
Temporada 2025

Após um breve recesso de fim de ano, a Orsse dará início à pré-temporada de 2025 em fevereiro. O maestro Guilherme Mannis destaca que esta será uma temporada especial, pois marca os 40 anos da orquestra: “A temporada 2025 buscará contar uma história da Orsse com seu público, apresentando peças tradicionais de importantes compositores sergipanos, passando por ícones do repertório sinfônico a partir dos quais a orquestra criou uma identidade sonora, culminando nos incríveis projetos de ‘crossover’ sinfônicos, com a apresentação de grandes trilhas do cinema, animes, música para crianças, repertório regional, entre outros”, afirmou. 
 
As ações também serão ainda mais ampliadas para além do Teatro Tobias Barreto. “O interior do Estado não poderia ficar de fora de algo tão virtuoso: a série Orquestra na Estrada fará concertos em todas as principais regiões do Estado. Além disso, nossa série Sons da Catedral continuará com força total, aproveitando as belas acústicas dos templos para oferecer programações do mais alto nível ao público”, enfatizou o maestro.

Foto: Thiago Santos
Foto: Thiago Santos
Foto: Thiago Santos
Foto: Thiago Santos
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Tempo limpo
Mín. 25° Máx. 26°
25° Sensação
6.1 km/h Vento
67% Umidade
100% (3.06mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Sexta
26° 25°
Sábado
26° 25°
Domingo
26° 25°
Segunda
25° 24°
Terça
25° 24°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,685,87 +1,40%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio