Fale Conosco
Por linkdosite
Domingo, 19 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Ronaldo Caiado, Governador de Goiás: “Bandido muda de profissão ou muda de Goiás"

Muita calma nessa hora governador, e muito cuidado com o que diz, mesmo que sua intenção seja positiva, e acredito que seja

03/03/2024 às 20h15 Atualizada em 03/03/2024 às 20h56
Por: Carlos Nascimento Fonte: Crispinian Daltro
Compartilhe:
Ronaldo Caiado, Governador de Goiás: “Bandido muda de profissão ou muda de Goiás

Admito e admiro reconhecer  bons gestores governantes, independentes de partido ou bandeira ideológica, que sabem tratar da causa e bem público, como Administrador Público, além de político, a exemplo do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Porém não posso concordar com ele, quando diz que no governo dele: "Bandido muda de profissão ou muda de Goiás". Mas, sugiro muita calma nessa hora governador, e muito cuidado com o que diz, mesmo que sua intenção seja positiva, e acredito que seja.

Ora, quem reconhece  constitucionalmente as profissões no Brasil é o Congresso Nacional e pelo Ministério do Trabalho, assim como às Ocupações, que regulamenta.

Desta forma, Ronaldo Caiado, ex-parlamentar, hoje governador, está cometendo um equívoco ao denominar a atividade criminal como profissão. Sei que não foi a intenção do governador, até porque, como Administrador Público por formação acadêmica, ex-sindicalista, reconheço sua atuação como governador e repito que o admiro muito como um excelente gestor público, mas sugiro em rever esse termo utilizado profissão, substituir por outro termo, mas adequado.

E porque minha preocupação em chamar atenção do governador? Fato idêntico aconteceu no governo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, utilizou um termo estranho à atividade profissional dos policiais civis e militares, na greve de 2001, forçando a intervenção federal no Estado da Bahia, ele quando se dirigia,   aos criminosos de FACÇÃO do Crime, passou a subsistir pelo termo de "SINDICATO DO CRIME", que no meu entender não tinha outro objetivo, senão tentar desqualificar o movimento do Sindicato dos Policiais Civis, como facção criminosa, forçando a mim não só como policial, mas também como presidente da entidade em reunião com o Ministro - General Cardoso, Titular da ABIN, passar esse entendimento, ao comparar Facção criminosa aos Sindicatos de Trabalhadores. Isso é um crime.

O ministro disse que não entendeu assim, e que Presidente também não, porém se comprometeu a levar nossa observação reclamação. Logo depois do governo FHC, curiosamente, o governo do PT passou a utilizar o termo "MILICIA" a Facção criminosa no Rio de Janeiro, hoje espalhado em todos o país. 

E só pra lembrar, aqui na Bahia foi a primeira a utilizar frases de efeitos e também marca do candidato ACM, MK, JK, depois FHC, foi de autoria do falecido governador e senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), ainda na década de 60. E como governador já nos idos de 70 lançou a frase "AQUI NA BAHIA BANDIDO NÃO FAZ CARREIRA...".

Temos que reconhecer que mesmo sendo oposição a sua forma de governar, realmente ele tratava a questão de segurança pública, na linha dura e assim dava a nós policiais veteranos e aposentados segurança e garantia para trabalhar com mais confiança no exercício da nossa atividade profissional, infelizmente diferente de hoje, que os colegas policiais não possuem nenhum apoio desse governo, sejam eles federal e estadual, que desde que assumiram em 2007, agravando-se ainda mais no governo do senhor Rui Costa, que entendia pelo seu comportamento passou a tratar os servidores públicos,  como bandidos, declarando publicamente, que o crime  gerador de emprego aqui na Bahia, dando a impressão que "bandido era um cidadão de bem", claramente comparando a trabalhadores,  principalmente os profissionais da segurança, educação e saúde.

Enfim, quero deixar claro que não tenho nada contra a mensagem do governador Caiado, apenas sugiro substituir o termo "Profissão" para uma alcunha mas direta ao alvo.

CRISPINIANO DALTRO - Administrador, Pós graduado em Gestão Pública de Municípios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Ba), Coordenador e professor do curso de Investigador Profissional, ministrado pela Facceba, Investigador Policial Civil, ativista dos movimentos sociais, ex-Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia - SINDPOC e ex-Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores Público do Estado da Bahia - FETRAB.

Contato: crispinianodaltro@yahoo.com.br

Whatsapp: (71) 99983-2476 

https://www.facebook.com/crispiniano.daltro

https://www.instagram.com/crispinianodaltro/

OU BANDIDO MUDA DE PROFISSÃO, OU MUDA DE GOIÁS | CAIADO GOVERNADOR

xxx

Há um acovardamento no combate ao crime organizado, diz Caiado.O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em entrevista ao Metrópoles, disse que há um acovardamento no combate ao crime organizado no país. Segundo ele, há necessidade de intervenção do governo federal na garantia da segurança pública e que o Estado prevaleça.

O governador afirmou que estados como o Rio de Janeiro e Bahia, que lidam com ondas de violência, estão com “uma fratura exposta”, que demonstra uma fragilidade no combate à violência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários