Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Prefeitura amplia acesso a exame de eletrocardiograma na rede de saúde

Com a intenção de solucionar a demanda reprimida por alguns procedimentos nas unidades de saúde da Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde ...

30/05/2023 às 19h45
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Com a intenção de solucionar a demanda reprimida por alguns procedimentos nas unidades de saúde da Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou duas novas salas para executar o exame de eletrocardiograma (ECG), na rede municipal de saúde. Uma sala já está em funcionamento no Cemae, desde o início do mês de maio, e outra na Prefeitura da Zona Oeste, que foi entregue à comunidade nesta terça-feira (30), no evento de encerramento do Maio Materno, com a presença da prefeita Sheila Lemos.

Anteriormente, esse serviço era disponibilizado somente na Unidade Básica de Saúde Dr. Admário Silva, no bairro Brasil, mas após um levantamento feito em todas as unidades, foi observada a necessidade de ampliar a oferta do exame, devido à grande demanda, e descentralização do acesso ao serviço.

“Fomos nas unidades de saúde, catalogamos os pedidos e estamos transformando tudo isso em dados. Nós temos uma demanda reprimida de quase quatro mil exames, mas que iremos zerar”, explicou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, que complementou: “Vamos fazer uma ação contínua de realização desse exame, que é tão importante, e diminuir a nossa demanda, pegando os exames que já existem pedidos e, realmente, resolver esse problema”.

Solange Almeida
Solange Almeida

Na sala implantada na PZO, a primeira paciente atendida foi Solange Fagundes, moradora da Urbis V, que avaliou positivamente a ampliação do serviço de eletrocardiograma. “Vai melhorar bastante, porque pelas unidades é difícil conseguir esse exame, às vezes é mais demorado, e tendo esse ponto aqui já é excelente para a comunidade”, afirmou Solange.

O ECG é um exame simples, porém de extrema importância para avaliar a saúde do coração e detectar possíveis problemas cardíacos. Agora, nas três salas disponíveis para realização do exame na rede municipal de saúde, serão ofertados, em média, 1.200 procedimentos por mês, agendados pela Central de Regulação do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários