Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Projeto Verão 2023: atividades culturais encantam público no último dia da Arena Criativa

Espaço trouxe diversas atividades culturais

12/02/2023 às 16h10
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

Dança popular, música e diversas expressões artísticas marcaram a manhã do domingo, 12, na Arena Criativa do Projeto Verão 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe. A Tenda Games e a Multicultural movimentaram as atividades entre os participantes e o público, com a final do torneio do E-Serigy Summer, oficinas e apresentações.

A programação da Tenda começou com aula de Zumba e, logo após, foi realizada a oficina de Quadrilha Junina: Xote, Xaxado e Baião. Com a chuva caindo ao redor, o público contagiou toda a Arena em meio à animação que parecia crescer a cada passo realizado. O ministrante da aula, José Elói Filho, explica que esta é uma grande oportunidade da população sergipana e dos turistas entenderem como são as características locais dessa arte que tem seu jeito de dançar em cada região do país.

"É maravilhoso ter essa oportunidade, um espaço para turistas e sergipanos aprenderem mais sobre a nossa cultura. Nosso estado tem uma presença muito forte no cenário dos festejos juninos de todo o país e é importante que todos entendam melhor o que faz as nossas características. A gente precisa está fomentando sempre essa riqueza na nossa identidade e a quadrilha junina, hoje, é um produto cultural. É um produto que precisa ser bem mais expandido, também bem mais valorizado. E o Projeto Verão está nos oportunizando isso", afirma Elói.

Gilvânia Farias, moradora de Aracaju, foi pela primeira vez para o Projeto Verão, atendendo ao convite da filha para acompanhá-la na aula de ginástica. Empolgada, ela conta que foi convidada para participar da oficina e que está adorando conhecer mais da dança. "Eu já estava pensando em dançar quadrilha este ano e entendi esta participação como incentivo para conhecer mais sobre isso. Estou gostando de aprender os passos. Mesmo sem conhecer as outras pessoas, a gente fez os pares e estamos nos divertindo.  Acho esta iniciativa de trazer cultura para mais perto das pessoas muito boa. Eu, por exemplo, estou sabendo mais sobre muitas coisas que eu nem sabia que existiam. Inclusive, faço parte de um grupo de corredores, que é onde eu faço atividade física, e o pessoal está tudo incentivado porque a dança tem muito a ver com isso, com exercício", expressa Gilvânia.

Já a aracajuana Nailda Lima celebra as atividades culturais voltadas para o mundo junino como uma forma de valorização ao forró e ao São João que, segundo ela, é uma das principais marcas da identidade local. "Um evento como este é interessante, não só para mim, como para a capital. É  prazeroso, divertido e satisfaz a nós que gostamos de dançar. Nossa capital é privilegiada no forró e eu não perco um evento como esse, até porque é perto da minha casa, já que eu moro aqui no bairro Coroa do Meio. Vim todos os dias e o Projeto Verão está muito organizado. Parabéns para Aracaju, nosso prefeito e todos os organizadores", enfatiza Nailda.

De Camaçari (BA), Patrícia Rosa veio à capital a passeio e ficou sabendo do Projeto Verão ao chegar à cidade. Ela diz que está participando do evento desde o primeiro dia, na sexta, 10. "Vim assistir aos shows do primeiro dia, vim ontem e estou aqui hoje. Está sendo maravilhoso. A estrutura, os palcos, tudo bem organizado e muito bonito", relata.

Tenda Games

Com torcidas vibrantes presentes, a final do E-Serigy Summer tem agitado a Tenda Games. No local, a disputa no campeonato de jogos eletrônicos envolve atletas locais e de outros estados. Presidente da Federação do Estado de Sergipe do Esporte Eletrônico (Feseee), entidade responsável pelo torneio, Danilo Tavares explica que as etapas classificatórias estão ocorrendo desde o primeiro dia de Projeto Verão 2023 e tem colecionado momentos de muita emoção.

"Vi aqui muita gente que veio com família, os pais acompanhando os seus filhos e dando apoio. Esse incentivo e mobilização familiar é muito importante para o jovem porque hoje o cenário do esporte eletrônico está mudando a visão de muitos que estão entendendo que uma carreira pode ser seguida, tanto como atleta, como por trás dos bastidores, seja na criação de jogos, seja na formação do atleta, com psicologia, trabalho físico, tudo mais. A área de tecnologia vem crescendo e é uma grande oportunidade para enxergarmos outros campos de trabalho", pontua Danilo.

Ele agradece a parceria com a Prefeitura e o Governo. "Agradeço o pessoal da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) que nos procurou para este trabalho, e os governos do município e estado. Um projeto como este envolve justamente a prática do esporte e o desenvolvimento da educação com ele, ajudando os nossos jovens. O cenário do jogo eletrônico, hoje, vem movimentando bilhões de reais todos os anos e só tende a crescer. Muitos vêm da periferia e podem crescer junto com a área", enfatiza.

O Pedro Felipe, de 8 anos, é só alegria por estar prestigiando os jogos da Tenda Games. "Eu jogo Free Fire e estou muito feliz de estar aqui assistindo o pessoal jogar. Quem sabe no próximo ano não estou aqui, competindo com eles?", indaga.

O pai do garoto, José Josivaldo, diz que ficou curioso com a movimentação no local e veio conferir o evento com o filho. "Temos que aprender sempre e ver novidades. Gostamos de esporte e eu queria que o Pedro conhecesse o Projeto Verão. É muito importante para o desenvolvimento dele, conhecer sobre cultura e aprender com outras pessoas", evidencia.

Miralda Oliveira está acompanhando o filho Miqueia Oliveira, atleta de jogos eletrônicos de Capela (SE). "Fico muito feliz em vê-lo competindo. Para mim e para o pai é muito prazeroso vê-lo participando e se destacando, mostrando o trabalho dele. É um esporte muito bom e creio que pode ser uma carreira profissional para ele. Tenho muita fé que tudo se realizará, pois é o desejo do coração dele", conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários