Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Evento de segurança operacional reúne autoridades da aviação civil em São Paulo

Realizado nos dias 15 e 16/12, o SMS Brazil 2022 contou com a presença de 200 pessoas

19/12/2022 às 11h15
Por: Redação Fonte: Anac
Compartilhe:

Foto: Reprodução/Anac
Foto: Reprodução/Anac

Autoridades da aviação civil se reuniram nos dias 15 e 16 de dezembro para discutir sobre segurança operacional. Em sua 7ª edição, oSafetyManagementSummit– SMSBrazil2022contou com a presençade 200 pessoasno HotelRadissonPaulista,em São Paulo.Promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), oSMSBrazilé realizado anualmente no mês de dezembro como parte da comemoração ao dia Internacional da Aviação Civil, celebrado no dia 7 de dezembro.

O objetivodo evento éproporcionar a troca e o compartilhamento de experiências entre representantes da indústria da aviação civil para discutir as melhores práticas de segurança operacional.Além de fortalecer a culturade segurança operacional no setor aéreo como mecanismo para evitar acidentes aeronáuticos.

No primeiro dia, pela manhã, o diretor da ANAC Luiz Ricardo Nascimento realizou a abertura do evento.Em seguida,ochefe da Assessoria de Segurança Operacional, Wagner Morais, o especialista em regulação de aviação civil, IgorPenna, e ocoronel especialistaemcontrole detráfegoaéreo, Jorge Ávila,realizaram palestra sobre anova resolução sobre reportemandatóriodesegurançaoperacionaldoestadobrasileiro.

Já no período da tarde, o diretorde segurançaoperacional eoperaçõesdaAssociação Latino-Americana e do Caribe de TransporteAéreo(ALTA),VirginioCorrieri, apresentou as iniciativas desafetynaregião da América Latina e do Caribe.Logo após, foi realizado um painel sobre a operacionalização deSafetyManagementSystem(SMS)em organizações de manutenção, com oespecialista emregulação deaviaçãocivil da ANAC,Flávio Soares,com o responsável técnico daHelisulTáxi Aéreo,Salvador Rodrigues,com ogerente de garantia de qualidadedaDassaultSorocaba,GledsonTorres, e com o gerente de segurança operacional daABA Barreiras,Gustavo Monastério.

O primeiro dia finalizou com o painel preparado peloGrupoBrasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (BrazilianCommercialAviationSafetyTeam– BCAST). O presidente do grupo,comandante da LATAM,Marcelo Leão, tratou dossafetyenhancements(melhoramentos desegurança) propostos pelo BCASTedo sistema de alerta de proximidade do solo melhorado (EnhancedGroundProximityWarningSystem– EGPWS) também conhecido como TAWS (TerrainAwarenessSystem).

Na sexta-feira, 16 de dezembro, o diretor da ANAC, Rogério Benevides,fez a abertura do segundo dia de palestras e painéis.Benevidesindicou que “a gestão da segurança operacional envolve a organização de recursos, pessoas, processos e estratégias para eliminação e mitigação de riscos antes que acidentes ou incidentes ocorram, por meio do processo de identificação de perigos e de coleta de dados, para a melhoria do desempenho de segurança operacional. E,para isso, precisamos fomentar continuamente a cultura da segurança, definida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) como a maneira pela qual as pessoas se comportam em relação a segurança e risco sem ninguém estar olhando. Essa é a essência da qual nenhum de nóspodemos nos afastar.”.

OcoordenadordaGerência de InteligênciadaSuperintendência de Ação FiscaldaANAC, Renato Hamilton,e o coordenador daGerência Técnica de Planejamento daSuperintendência deAeronavegabilidadedaANAC,Germano Bayer,trataram da novaresolução sobre notificação voluntária de desviose osmecanismos de aprimoramento da cultura positiva para asegurançaoperacional.Em seguida, agerenteSafetye chefe deaeronavegabilidade(HOAirworthiness)daFlyingBasket,MartaCejuelaMartín, fez uma palestra apresentadooSMS e abordando aaeronavegabilidadeparadrones.E ogerente deoperaçõesdoAeroporto da Zona da Mata (SBZM), Robson Alvim, palestrou sobre a operacionalização de SMS em pequenos e médios aeroportos.

No período da tarde, teve o painel de operacionalização de SMS em pequenos e médios operadores aéreos, que contou com a participação do presidente doGrupoBrasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros(BrazilianHelicopterSafetyTeamBHEST),GilvanBarros,do gerente de operações da aviação geral dasuperintendência de padrões operacionais daANAC,BrunoDelBel,dogerente de qualidade esafetydaCHC do Brasil Táxi Aéreo S.A, Rafael Ramos,edodiretor deoperaçõesdaVOARAviationTáxi Aéreo e ManutençãoLtda,WagnerGropelo.

O SMSBrazil2022 terminou com um painel doGrupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral(BrazilianGeneralAviationSafetyTeamBGAST)sobreGestão de Recursos Corporativos (Corporate Resource Management– CRM)e teve a participação dogerentetécnico-regulatóriodaAssociação Brasileira de Aviação Geral, Raul Marinho, edo especialista emsegurança deaviação,NícolasRamos.

Assessoria de Comunicação Social da ANAC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários