Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Câmara aprova projeto que evita migração de rádios comunitárias para outras frequências de FM; acompanhe

Pablo Valadares/Câmara do Deputados Bia Kicis, relatora do projeto A Câmara dos Deputados aprovou proposta que susta decisão da Agência Nacional ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
23/11/2022 às 18h55
Câmara aprova projeto que evita migração de rádios comunitárias para outras frequências de FM; acompanhe
Bia Kicis, relatora do projeto - (Foto: Pablo Valadares/Câmara do Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que susta decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que prevê a migração de rádios comunitárias para outras frequências de FM. O texto será enviado ao Senado.

Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1112/21, do deputado Afonso Florence (PT-BA) e outros 23 deputados da bancada do PT, que susta artigos da Resolução 721/20 da Anatel. Os autores argumentam que os canais 87,5 e 87,7 do espaço denominado faixa estendida não são acessados pelos aparelhos de rádio.

Aparelhos antigos
O Plenário seguiu parecer favorável da relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF). “Em que pese a progressiva disponibilização de aparelhos receptores de FM, e também de celulares, que são capazes de sintonizar as frequências da faixa estendida de FM, há que se reconhecer que a maioria dos aparelhos de rádio em operação no Brasil não são capazes de sintonizar as frequências abaixo de 87,5 Mhz, tendo em vista que estão preparados para a faixa anterior de FM, que ia de 88 Mhz e 107 Mhz”, afirmou.

Para Florence, o projeto, “sem exagero, garante a sobrevivência das rádios comunitárias, sendo uma vitória do movimento de rádios comunitárias”.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários