
Nesta sexta-feira, 20, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, e equipes de fiscais da Sedurbi, acompanharam o governador Fábio Mitidieri em visitas às intervenções incluídas no programa Acelera Sergipe, em Brejo Grande, no baixo São Francisco.
A primeira intervenção a ser visitada foi a urbanização da entrada da cidade. Tendo investimento aproximado de R$ 1,9 milhão, a obra contempla a instalação de um pórtico, 3.194,60 m² de pavimentação em paralelpípedo, 171,38 m² de pavimentação em bloco intertravado, 2.044 m² de passeio em concreto, sistema de drenagem, piso tátil, projeto paisagístico, bancos e mesas de concreto.
Para o secretário da Sedurbi, o resultado das visitas foi satisfatório. "O monitoramento constante se faz necessário porque é uma forma de assegurar que a execução siga de acordo com o que foi planejado. A urbanização está 98% concluída, restando apenas a instalação e pintura das placas do pórtico. Na orla, concluímos as fundações da escadaria de contenção, o estacionamento, canteiros e o serviços de drenagem, de modo que o percentual executado está próximo de 50%", ressaltou.
Moradora da cidade, a aposentada Dilma Nogueira disse estar satisfeita com a obra. "Antes não era assim, agora, a entrada da cidade ficou organizada, bonita. Facilitou muito para quem anda de moto, carro, bicicleta, e até quem anda a pé mesmo, principalmente para a gente que faz caminhada, também. Melhorou bastante, gostei muito", declarou.
Posteriormente, a ação de monitoramento aconteceu na obra de construção da Orla Jovina Tojal, que recebe cerca de R$ 1,25 milhões e terá 3.600 m² de área. O espaço contará com quadra de futevôley, pergolados, parque infantil, academia ao ar livre, mobiliário urbano, além de infraestrutura composta por serviços de drenagem, canteiros, estacionamento, pavimentação, projeto paisagístico, iluminação e acessibilidade.
Proprietário de um estabelecimento comercial às margens do Rio São Francisco, Paulo César dos Santos afirmou que a construção da orla mudará para melhor a situação do local. "É uma obra que era há muito tempo esperada e vai trazer mais qualidade de vida, mais turista para poder visitar, não só a orla, mas, também, visitar os bares e restaurantes aqui na região. Nós, enquanto comerciantes, só temos a agradecer, pois chegou no momento certo e estamos na expectativa da inauguração", frisou.


















