
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) marcou presença no Carnaval 2026 com a entrega, nesta quinta-feira (12), de alimentos destinados a trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos circuitos da festa. A ação integra uma força-tarefa do Governo do Estado, que vai distribuir 42 mil kits lanche para ambulantes e cordeiros, sendo 15 mil desses kits compostos por produtos da agricultura familiar, articulados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Os kits incluem itens como suco integral de frutas, barra de cereal e sequilhos, garantindo alimentação prática e de qualidade para quem faz a festa acontecer. Além disso, estão sendo ofertadas 21 mil refeições prontas para catadores de materiais recicláveis.
Para a tesoureira Maria Nilza da Conceição, da Cooperativa Rede Produtoras da Bahia, “o fornecimento desses kits para o Carnaval foi uma mobilização imensa dos grupos que a nossa cooperativa acompanha, uma imensa força-tarefa que abrangeu várias mulheres de três territórios, que colocaram um pedacinho de si dentro do carnaval, através desses produtos”.
A iniciativa conecta cuidado social e fortalecimento da economia do campo, ao assegurar a compra direta da produção de cooperativas e associações rurais, a partir de uma parceria com as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Políticas para as Mulheres (SPM), a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Corpo de Bombeiros e Voluntárias Sociais da Bahia.
A primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso, destacou a importância da articulação entre diferentes instituições para garantir cuidado e inclusão social durante a festa. “É uma grande rede, envolvendo o Governo do Estado e o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas principalmente nessa relação com a Unicafes, que traz essa integração com a cidade e garante condições. Essa é uma ação de continuidade, de cuidar das pessoas”, afirmou.
Já a secretária da Seades, Fabya Reis, destacou o cuidado com a qualidade nutricional dos alimentos distribuídos durante a ação. “Lanches com componente nutricional, barra de cereal, produtos feitos pela Agricultura Familiar, o nosso suco integral. Então, agradecer enormemente esse esforço, parceira da nossa ação de segurança alimentar e nutricional no Carnaval de 2026”, agradeceu.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, a ação demonstra o alcance social do investimento público. “Estamos garantindo alimentação para quem trabalha para que o Carnaval aconteça, ao mesmo tempo em que geramos renda para agricultores e agricultoras familiares. É o investimento público cumprindo seu papel social, gerando renda no campo e levando dignidade para o povo baiano”, afirma.
Com a atuação integrada entre os órgãos estaduais, o Governo da Bahia reafirma o compromisso de realizar um Carnaval com responsabilidade social, cuidado com as pessoas e valorização da produção da agricultura familiar.
Fonte: Ascom/SDR
