
Fotos: Fatima Brandão - Arquivo
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, está promovendo na Casa de Parto Natural do Feira VII (CPN), o “Pré-Natal do Casal”, uma estratégia de saúde que visa preparar o casal para a chegada do filho de forma natural e segura. A iniciativa busca envolver o pai ou parceiro na gestação, parto e pós-parto, indo além do acompanhamento exclusivo da gestante e fortalecendo o papel do homem como coparticipante ativo no processo de parentalidade.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o Pré-Natal do Casal é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que inclui o homem no cuidado durante a gravidez.
“Estamos no processo de agendamento do casal, que terá toda a cobertura completa do pré-natal, oferecendo consultas e exames também para o parceiro, com foco na sua saúde e no preparo para a paternidade. Além disso, o programa fortalece o vínculo familiar e garante direitos trabalhistas que permitem ao pai acompanhar as consultas sem prejuízo salarial”, alerta a gestora.
Segundo Gilberte Lucas, fomentar a importância do pré-natal tem grande relevância no momento em que a gestante chega à maternidade, pois transmite mais segurança à equipe de saúde ao saber que aquela parturiente foi acompanhada durante toda a gestação.
“Para além do cuidado com as gestantes, o Pré-Natal do Casal aborda a saúde sexual e reprodutiva masculina, o planejamento familiar e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É uma estratégia que promove a paternidade ativa e o cuidado integral à família, contribuindo para a saúde da mãe e do bebê”, salientou.
A enfermeira obstetra e coordenadora da Casa de Parto Natural, Siomara Souza, destaca que as orientações favorecem a conexão do pai ou parceiro com o bebê, reduzem a ansiedade materna e proporcionam suporte emocional diante das mudanças físicas e hormonais da gestação.
“O Programa inclui o homem como forma de prevenir doenças e combater desigualdades, estimulando uma paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento. Esse novo serviço oferece o pré-natal completo da gestante e também os exames necessários para o parceiro, como testes para sífilis, HIV e hepatites, protegendo a gestante e o feto de infecções graves”, ressaltou.
Segundo a enfermeira, o sucesso da gestação depende do cuidado com o casal como um todo, fortalecendo vínculos afetivos e reduzindo riscos ao bebê.
“É nessa abordagem que acolhemos o parceiro, oferecendo testes rápidos para ISTs, vacinação e orientações, prevenindo a recontaminação da gestante e incentivando uma paternidade ativa e corresponsável desde a gravidez”, explicou.
Siomara Souza reforça que o programa também orienta sobre gravidez, parto, amamentação, direitos e responsabilidades, além de incentivar a participação do homem no planejamento familiar e na vida reprodutiva.
“Queremos melhorar a relação do homem consigo mesmo e com a família, promovendo um cuidado mais integral”, afirmou.
A equipe de enfermeiros obstetras da Casa de Parto Natural é formada por Alessandra Pereira, Gabriela Teixeira, Janeide Paes, Jakeline Santana, João Vitor Machado e Juliane Melo.
Para participar do Pré-Natal do Casal, é necessário agendar a consulta pelo telefone (75) 3223-4055 ou pelo WhatsApp, no mesmo número. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A Fundação Hospitalar também vem fortalecendo o vínculo da gestante com a família por meio de outras iniciativas, como o Curso para Gestantes, que já preparou centenas de mulheres para o parto e o pós-parto, com incentivo à amamentação. Somente em 2025, a Casa de Parto Natural realizou cerca de 200 partos, consolidando-se como referência no cuidado humanizado à mulher e à família.
.jpg)
.jpg)
