
No Carnaval, o ritmo e o calor são intensos e o consumo de bebidas alcoólicas costuma seguir o mesmo compasso. Para que a diversão não vire cansaço extremo e termine na temida ressaca, a hidratação adequada é uma aliada importante do folião. A orientação dos órgãos de saúde é clara e já amplamente conhecida: intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água ajuda a reduzir os efeitos da desidratação no organismo.
Pensando nisso, durante o Carnaval de Salvador 2026, o Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), instala cinco ilhas de hidratação nos principais circuitos da festa: serão três pontos no circuito Barra-Ondina, um no Campo Grande e outro no Centro Histórico, garantindo acesso gratuito à água potável para baianos e turistas ao longo da folia. A iniciativa integra o projeto HidratAção, que chega à sua terceira edição, após distribuir cerca de 70 mil litros de água durante o Carnaval do ano passado.
Em cada ilha, o público poderá se abastecer em bebedouros mantidos pela Embasa, além de contar com a distribuição volante de copos biodegradáveis de água durante a passagem dos trios no circuito Barra-Ondina.
“O consumo de álcool em ambientes de aglomeração e calor intenso pode trazer riscos à saúde, como desidratação e exaustão térmica. Por isso, a Embasa mantém a parceria com o Governo do Estado para garantir água de qualidade e estimular hábitos simples de prevenção, como intercalar o consumo de bebida alcoólica com água”, ressalta o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.
Corpo em equilíbrio | A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) alerta que o consumo de álcool pode aumentar a perda de líquidos do organismo, efeito intensificado pelo calor e pelo esforço físico comuns no Carnaval. Para reduzir os riscos, a recomendação é manter hidratação constante, intercalando bebidas alcoólicas com água. Também é recomendável evitar exposição prolongada ao sol e adotar proteção adequada, como uso de protetor solar, boné, chapéus e óculos de sol, por exemplo.
Serviço
Confira onde ficarão os cinco pontos de hidratação. No circuito Barra-Ondina, as ilhas funcionarão das 10h às 22h. Nos demais circuitos, o horário será das 8h30 às 19h.
Barra-Ondina
- Rua Airosa Galvão, entre o restaurante Suan Luon e Edf. Barra 100
- Subida do Morro do Gato, em frente ao Camarote Brahma
- Avenida Oceânica, entre Espetinho Ondina e posto elevado da Saltur
Campo Grande
- Largo do Campo Grande, em frente à Biblioteca JFC
Centro Histórico
- Praça do Terreiro de Jesus, próximo à fonte
Fonte
Ascom/Embasa
