
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou reunião, na manhã desta terça-feira, 10, com a Associação Docente das Redes do Estado de Sergipe (ADRPES) para tratar sobre as reivindicações do magistério estadual. O encontro contou com a participação de integrantes da comissão da ADRPES e da diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Fernanda Andrade, e teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e a construção de encaminhamentos conjuntos.
Durante a reunião, foram apresentadas pela comissão da ADRPES demandas relacionadas às condições de trabalho e aos direitos dos docentes da rede estadual. A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, destacou a importância do diálogo permanente com a categoria como instrumento fundamental do processo democrático. “Foi um momento muito importante para a gente, oportuno do ponto de vista do processo democrático que a gente vive. A associação veio com sua equipe diretiva para apresentar algumas reivindicações. Tivemos um diálogo bastante proveitoso, alguns encaminhamentos serão feitos e alinhamos que, a partir de abril, teremos uma nova conversa, um novo momento de encaminhamentos para algumas das propostas apresentadas”, afirmou.
O presidente da ADRPES, Francisco Andrade, avaliou a audiência como positiva, destacando o acolhimento da pauta apresentada pela entidade. “A audiência com a secretária Gilvânia foi positiva, a partir do princípio de que a demanda apresentada pela Associação Docente foi acolhida. Claro que, agora, aguardamos o posicionamento oficial da Secretaria de Estado da Educação e do próprio governador do Estado para avançarmos no diálogo franco e respeitoso”, pontuou.
Ao fim do encontro, a gestora ressaltou que a escuta ativa e o respeito às representações docentes são essenciais para a construção de políticas educacionais mais efetivas e alinhadas às necessidades da rede pública estadual de ensino. Ficou definido, ainda, que novas rodadas de diálogo serão realizadas, com o objetivo de aprofundar a análise das reivindicações e avançar nos encaminhamentos institucionais, reafirmando o compromisso da Secretaria de Estado da Educação com a valorização do magistério estadual.





