
Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2026, destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino, com até 19 anos de idade. Nesta edição, o concurso de redação aborda o tema ‘Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável’. Os alunos interessados devem produzir o texto em suas unidades escolares, com o apoio de professores orientadores, e têm até o dia 17 de abril para participar da etapa escolar do programa.
A técnica pedagógica do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e coordenadora do Programa Jovem Senador, Nadia Cardoso, destacou a importância da abordagem do tema. “É preciso que esse tema seja discutido com a juventude, para que sejam elaboradas leis que determinem como deve ser a discussão nas redes sociais. É a partir desse debate que os alunos vão refletir e escrever sobre o tema da forma como ele merece ser abordado”, afirmou a coordenadora.
O programa é dividido em fases. Nesta primeira, considerada a etapa estadual, serão escolhidas as três melhores redações de cada unidade federativa. A comissão da Secretaria de Estado da Educação enviará as redações finalistas ao Senado Federal, que selecionará a melhor de cada estado para representá-lo em Brasília. Os 27 estudantes vencedores do Concurso de Redação — sendo um representante de cada estado e um do Distrito Federal — e seus respectivos professores orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa, no período de 17 a 21 de agosto de 2026, em Brasília (DF), com todas as despesas custeadas pelo Senado Federal.
Inscrição
Para oficializar a participação, a escola deve enviar a redação vencedora, acompanhada da ficha de inscrição, ambas sem rasuras, para o Centro Estadual de Idiomas (CEI), localizado no Centro de Aracaju, ou encaminhar a documentação digitalizada para o e-mail cei.sergipe@gmail.com. O prazo final para todas as modalidades é o dia 30 de abril de 2026. O regulamento completo está disponível no site do Senado Federal ( clique aqui para acessá-lo ).
Experiência
O Programa Jovem Senador vai muito além de um concurso de redação, pois marca a vida de quem participa. Como exemplo, destaca-se o aluno José Guylherme Santana, do Colégio Estadual João de Oliveira, em Poço Verde, município do centro-sul sergipano. No ano passado, juntamente com seu professor orientador, Jeferson Rodrigues, ele conquistou o primeiro lugar em Sergipe e representou o estado em Brasília.
Guylherme afirma que a experiência representou a abertura de portas que jamais imaginou atravessar. A ida a Brasília não foi apenas uma viagem, mas um mergulho na prática democrática. “Foi incrível poder vivenciar a vida de um senador por uma semana, participar de comissões e criar leis na prática, juntamente com consultores oficiais”, destaca. Segundo ele, o segredo foi unir os critérios técnicos à criatividade. Para o estudante, escrever sobre algo que o tocava tornou o processo divertido e recompensador.
Para o professor Jeferson Rodrigues, o sucesso de um aluno do interior de Sergipe reafirma o poder da educação pública de qualidade. “Ver um aluno de uma escola estadual do interior atingir um patamar nacional é a prova de que o conhecimento não tem fronteiras”, ressalta. Ele enfatiza ainda que o programa contribui para potencializar os estudantes, transformando a escola em um espaço de ação e cidadania efetiva.



