
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem reforçado a assistência contínua e especializada aos pacientes, unindo cuidado humanizado à eficiência operacional. A assistência farmacêutica funciona 24 horas, garantindo o abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares em toda a unidade, com foco na segurança e no atendimento em tempo oportuno.
Em 2025, o Huse implementou melhorias significativas, com novas tecnologias e fluxos padronizados, integrando o almoxarifado central e sete farmácias satélites distribuídas por setores estratégicos. O objetivo é assegurar a dispensação de medicamentos de forma eficiente, segura e de acordo com as prescrições médicas.
Para a coordenadora de Suprimentos e Assistência Farmacêutica do Huse, Danuza Duarte Costa de Araújo, a chegada do parque tecnológico trouxe avanços que impactam diretamente na rotina da assistência. “A implementação do parque tecnológico do Huse, com a chegada desse novo equipamento da Opuspac, que faz a unitarização dos medicamentos, traz muitos benefícios para nós. Visto que estamos sempre buscando a melhoria nos processos, é uma implementação de melhoria no nosso processo de trabalho, além da questão da segurança do paciente. Os medicamentos que fazem a unitarização dos medicamentos, por meio desse equipamento, nos permitem maior segurança, garantia de rastreabilidade de processo e, o mais importante, tempo oportuno de resposta para o paciente. Isso vai agilizar nossa logística, garantindo dispensação mais rápida para as unidades e atendimento ao paciente em tempo oportuno", explicou.
O coordenador de logística da Hosplog, Ademir Paulino, explicou como a empresa especializada em logística hospitalar tem fortalecido a eficiência da unidade e a segurança do paciente. “Iniciamos, no começo de janeiro, a implantação de duas novas máquinas da Opuspac, que permitem a serialização dos medicamentos de forma individualizada e segura, garantindo total rastreabilidade até o paciente. Contamos agora com uma máquina capaz de produzir até 2.000 ampolas por hora, o que facilita o trabalho da logística, dos farmacêuticos e dos enfermeiros que atuam na instituição. Com a entrada da Hosplog na Secretaria de Saúde, passamos a realizar o controle e a rastreabilidade de todos os medicamentos, do centro de distribuição às unidades assistenciais. Atualmente, estamos integrando o sistema assistencial e de beira de leito, assegurando que cada medicação seja rastreada até o paciente", disse.
Com cerca de 40 profissionais farmacêuticos atuando diretamente na assistência, a implementação de novas tecnologias e a otimização dos fluxos reforçam o compromisso do Huse com excelência no atendimento, cuidado humanizado e eficiência operacional.
O diretor administrativo do Huse, Luciano Pimentel Júnior, reforçou o impacto da integração entre equipes internas e serviços terceirizados. “A integração permitiu otimizar processos, reduzir riscos de desabastecimento e fortalecer a gestão de recursos, garantindo um atendimento mais eficiente e seguro para todos que chegam à unidade", destacou.







