

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram, na sexta-feira (6), uma reunião estratégica para planejar ações educativas nas unidades escolares. A parceria entre as duas pastas visa o fortalecimento da promoção da saúde e o combate direto às arboviroses em Vitória da Conquista.
Para a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Lima, a proposta é evitar o adoecimento. Há uma equipe preparada para ir às escolas e falar sobre a dengue, chikungunya e zica. “Também queremos apresentar estratégias de controle para outras enfermidades, como a doença mão-pé-boca, meningites e síndromes gripais (incluindo a Covid-19), que podem configurar surtos em ambientes escolares. É um trabalho que será realizado durante todo o ano”, explicou Amanda.
A instrutora de Brigada de Incêndio da Smed, Gardênia Messias, classificou a reunião como exitosa. “Foram realizados ajustes em relação a atuação da SMS nas escolas para combater as arboviroses. Estamos facilitando a comunicação entre as secretarias para uma melhor ação quando forem detectados casos destas enfermidades e a instrução da escola em como agir num primeiro momento e a quem procurar para o tratamento. Também será observada a questão vacinal, como atualização da caderneta de vacinação dos alunos”.
O encontro contou também com a participação de Séfora Barros, articuladora da Superintendência Escolar/Smed, Mariana Guimarães, enfermeira do Trabalho do setor de Endemias/SMS, e Rosana Maria Moreira, enfermeira Técnica da Vigilância Epidemiológica/SMS.
