
O Samu 192 de Vitória da Conquista participou até esta sexta-feira (6) do curso preparatório sobre “Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)” organizado pelo Ministério da Saúde com a Força Nacional do SUS (FN-SUS), programa que atua para responder rapidamente situações emergenciais que afetam a saúde da população.

Capacitação da Força Nacional do SUS
O evento nacional, ocorreu em Salvador, e traz uma discussão que busca capacitar os serviços de saúde ao atendimento de ocorrências de urgência e emergência que envolvem múltiplas vítimas. O conhecimento será compartilhado a partir da experiência do FN-SUS, grupo especializado em situações de desastre, com estado de calamidade, epidemias e apoio a gestão de eventos de massa, como festas de rua e festivais.

Graciele e Danielle Canavarro, coordenadora Estadual de Urgência e Emergência
A coordenadora do Samu 192, Graciele Tavares, destacou a importância dessa oportunidade. “É uma preparação da equipe do Samu 192 e das forças de apoio para atuar caso aconteça uma ocorrência com múltiplas vítimas. O conhecimento será compartilhado com os outros membros da equipe para prepará-los. Vitória da Conquista realiza eventos de grande massa, como exemplo, o São João e o Festival de Inverno, e podemos ter situações de múltiplas vítimas, toda preparação é necessária”.
Nos primeiros dias, os profissionais tiveram contato com os fundamentos do IMV, o fluxo de triagem e a preparação hospitalar em diferentes situações como grandes multidões (carnaval, estádios) ou o rompimento de uma barragem, e outros, além da apresentação de planos de resposta. No último dia de atividades, houve uma simulação prática de um incidente de múltiplas vítimas com um trio elétrico no Farol da Barra, o exercício serviu para aplicar os conhecimentos adquiridos durante os momentos de exposição teórica sobre as respostas emergenciais.
