
Com foco na prevenção e nos cuidados com a saúde, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), realizou nesta sexta-feira (6) a capacitação dos ambulantes que irão atuar durante o Carnaval 2026. A ação reuniu cerca de 100 trabalhadores no auditório do IGEPREV.
Durante a programação, os ambulantes participaram de orientações com a equipe da Neoenergia sobre o uso correto e seguro das ligações de energia elétrica, com o objetivo de prevenir acidentes durante o período festivo. Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) conduziram atividades de alongamento e relaxamento, destacando a importância dos cuidados com o corpo para evitar lesões, considerando a extensa jornada de trabalho durante o Carnaval.
A capacitação também contou com orientações da Vigilância Sanitária sobre boas práticas na manipulação de alimentos, abordando temas como higiene pessoal, armazenamento adequado, identificação de bebidas falsificadas e o uso correto do gelo, sendo o gelo em escama indicado para conservação e o gelo em cubos destinado ao consumo.
Ambulante há 28 anos, Dilma Martins trabalha vendendo lanche e leva junto, além de alegria, atenção e cuidado, toda a família para trabalhar. Dilma participa de todas as capacitações e reforça a importância em se manter atualizada com as normas sanitárias. “É um momento muito importante porque as coisas mudam o tempo todo, não é como conservar os alimentos, são dicas que conservam nossos produtos e chegam até os foliões com qualidade”, explicou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar, a saúde do trabalhador e a qualidade dos serviços oferecidos à população e aos turistas durante o Carnaval de Petrolina.
