Governo Municipal realiza I Encontro de Planejamento Estratégico Integrado
Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, no Centro de Formação Professor Raymundo Vianna, o I Encontro de Planejamento...
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
06/02/2026 às 16h22
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, no Centro de Formação Professor Raymundo Vianna, o I Encontro de Planejamento Estratégico Integrado. Reunindo secretários, diretores e coordenadores da Administração Municipal, o encontro foi pensado para elaborar estratégias e ações que convertam o Plano Plurianual (PPA) em ações efetivas que tragam benefícios para o município.
A abertura do evento foi conduzida pelo secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, e pelo secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros, que deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância do comprometimento de todos os servidores municipais para a elaboração e condução de políticas públicas que impactam diariamente a vida dos cidadãos.
Após a abertura, os participantes foram divididos em sete grupos, cada um realizando um workshop temático sobre diferentes estratégias e abordagens que impactam a gestão pública de forma transversalizada: Visão, Análise, Síntese, Decisão, Resolução de Problemas, Foco e Storytelling. Após as discussões, cada grupo preparou uma apresentação, debatida com todos os participantes, reunindo propostas que serão compiladas e aprofundadas no 2º encontro, realizado no final do mês.
Em sua fala, o secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva destacou a importância do planejamento estratégico dentro da gestão pública, em todas as esferas. “Para desenvolver esse planejamento, a gente precisa que todos estejam engajados, desde a prefeita, passando pelos secretários, coordenadores e chegando a todos os servidores. Desejo que todos estejam aqui de coração aberto pra uma mudança de pensamento. Nós vamos trocar experiências, e precisamos muito de vocês, porque temos mentes brilhantes, e queremos que todos participem do nosso planejamento estratégico da melhor cidade para se viver na Bahia, e em breve no Brasil”.
O secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros, ressaltou que o encontro é mais um passo do Governo Municipal no compromisso da efetivação dos trabalhos realizados no Plano Plurianual. “É um encontro de sensibilização de toda a equipe estratégica do município. É o primeiro alinhamento do planejamento estratégico para poder converter o PPA em ações efetivas que tragam benefícios para o município. Vamos trabalhar com a sensibilização de todos os servidores no sentido de ter uma compreensão melhor do que vem a ser um planejamento estratégico, o que é se preparar para o futuro, e trabalhamos hoje com sete diretrizes que compõem o pensamento estratégico. No segundo encontro do planejamento estratégico integrado, nós iremos trabalhar já com a fusão de todos os projetos que foram lançados no PPA para poder estabelecermos uma peça que será o planejamento estratégico do município que será apresentado ao Gabinete”.
A secretária de Governo, Geanne Oliveira, afirmou que iniciativas como essa são importantes para que uma lei como a do PPA saia do papel e possa beneficiar diretamente a população. “Esse passo de hoje, onde a gente reúne coordenadores, chefes de divisão, secretário, é pra gente organizar o pensamento estratégico. Nesse sentido, nós estamos com sete subgrupos em diferentes salas, tendo o tempo para fazer a discussão. E com certeza os resultados que serão apresentados serão relevantes para a execução do nosso PPA transversal. As leis existem, mas se elas não forem colocadas em prática, elas são apenas letra morta. E no nosso caso, nós queremos ver de fato o PPA transversal ser uma realidade no governo”.
Um dos participantes do Encontro, o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso acredita que as ações transversalizadas são fundamentais para políticas públicas adaptadas à realidade da cidade. “É de fundamental importância termos esse alinhamento, uma vez que a gente acredita nesse novo olhar da prefeita de envolver todas as secretarias, as coordenações, para que a sociedade, a nossa comunidade, seja contemplada de uma forma mais ágil e sábia. O Planejamento Estratégico traz realmente uma política transversal. E a Juventude, especialmente, sai ainda mais contemplada, uma vez que ela necessita dessa transversalidade de todos os segmentos da nossa estrutura de governo”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.