
Os tenistas da Bahia, apoiados pelo programa FazAtleta do Governo do Estado, foram destaque na sexta e última etapa do circuito nacional Rota do Sol, da Federação Bahiana de Tênis (FBT). A competição realizada na Academia Winner de Tênis, em Pituaçu, Salvador, reuniu 80 atletas das categorias sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, nos naipes feminino e masculino, nas modalidades individuais e em dupla, de mais de 12 estados do país, com ênfase no Nordeste, região onde é disputada a rota.
Ao todo, foram 18 troféus conquistados, nove de campeões e nove de vice-campeões. Na categoria 14 anos masculino, João Aquino, apoiado pelo FazAtleta, foi campeão nas simples e nas duplas, ao lado do também baiano Bruno Diniz. Na mesma categoria, Matheus Espinheira, igualmente apoiado pelo programa estadual, chegou à semifinal no individual e foi vice-campeão de duplas, formando parceria com o mineiro Theo Botelho.
"Estou feliz em conquistar em casa os dois últimos títulos para completar dez em cinco etapas disputadas na Rota do Sol para abrir bem a temporada nacional. Gostaria de mais uma vez aqui agradecer ao programa FazAtleta, à Sudesb e ao Governo por todo esse apoio que facilita muito a logística para competições, inclusive no início do ano com grandes resultados. Essa ajuda que impulsiona nosso esporte pelo nosso estado”, destacou João.
Na categoria 18 anos masculino, Matheus Casaes, feirense integrante do FazAtleta pelo segundo ano consecutivo, conquistou o título de simples ao vencer todas as três partidas realizadas. No feminino, Lara Bittencourt, também apoiada pelo programa executado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), alcançou a semifinal do individual na categoria sub-16 e venceu a disputa de duplas ao lado de Nicolle Mello, campeã nas simples.
O Circuito Brasileiro Rota do Sol acontece anualmente em cidades do Nordeste e é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Em 2026, as etapas passaram por Natal (RN), Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Salvador (BA), reunindo atletas de mais de dez estados e valendo pontos para o ranking nacional da modalidade.
Fonte: Ascom/Sudesb
