
Nesta quarta-feira, 4, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realizou a entrega de nove kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higiene pessoal aos catadores que atuarão na coleta seletiva durante o Verão Sergipe 2026. O festival acontece de 6 a 8 de fevereiro, no município de Pirambu, localizado no leste sergipano.
A ação aconteceu no âmbito do ‘Coleta do Bem’, iniciativa da Semac que integra o programa SergipeRecicla, política pública estadual voltada à gestão adequada de resíduos sólidos. A iniciativa será desenvolvida nos sete municípios que sediam o evento e tem como objetivo fortalecer a gestão sustentável dos resíduos gerados durante o Verão Sergipe, que passará ainda pelas cidades da Barra dos Coqueiros, Pacatuba, Estância, Itaporanga D’Ajuda e Canindé de São Francisco. O projeto também visa valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, incentivando a coleta seletiva e a adoção de boas práticas ambientais em grandes eventos.
No primeiro fim de semana do Verão Sergipe, realizado entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro em Aracaju, a ação registrou coleta de 3,3 toneladas de resíduos. Desse total, 89% do volume, o equivalente a 3.015,2 quilos, foram de latinhas de alumínio, demonstrando o potencial da coleta seletiva quando aliada à atuação dos catadores.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, os números reforçam a importância de integrar grandes eventos a ações de sustentabilidade e inclusão social. “O projeto mostra que é possível aliar cultura, lazer e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que gera oportunidade, renda e reconhecimento para os catadores, que são peças fundamentais no ciclo da reciclagem”, ressalta.
A entrega dos kits contou também com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pirambu, Fabrício Muniz, que destaca a parceria entre os entes públicos. “Esta é uma parceria fantástica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Pirambu para o Verão Sergipe, que estaremos recebendo neste fim de semana. Parabéns à Semac por esse projeto belíssimo e nos colocamos à disposição para novas parcerias sempre”, afirma.
Os catadores desempenham papel fundamental na cadeia da reciclagem e na redução dos impactos ambientais, especialmente em eventos de grande porte. Com a entrega dos equipamentos e a realização de capacitações, a Semac busca garantir mais dignidade, segurança e reconhecimento a esses trabalhadores, que são parte essencial da política ambiental do estado.
O kit inclui camisas UV de manga longa, boné árabe, botas de couro com solado de borracha, protetor solar, protetor auricular, luvas de malha PU, ecobag, além de itens de higiene pessoal como shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, escova de dente, creme dental e absorventes.
A catadora Gildete dos Santos enfatiza a importância do apoio recebido. “Agradecer pelo Verão Sergipe, que estamos com a roupa certinha, botas, protegida de muitas coisas, por conta do Governo, que é bem-vindo a cada ano. Estou feliz porque foi um bom momento para vir material para a gente trabalhar. A gente trabalha coletando latinha, garrafas plásticas e papelão. Há muitos anos que eu vinha trabalhando, mas nunca tinha tido essa oportunidade. Só agora que veio por meio do Governo para melhorar mais ainda”, avalia.
Também participante da ação, a catadora Ana Paula Pereira destaca os impactos ambientais e econômicos da atividade. “Trabalho com reciclagem tem 12 anos e fico feliz porque tudo que eu vou catando já estou diminuindo o lixo na cidade, no nosso mar, o entupimento de esgoto e as enchentes. Isso deixa o nosso ambiente mais limpo e eu ainda tenho a minha renda todo mês. Esse ano melhorou muito porque vou trabalhar no Verão Sergipe com a minha equipe, todo mundo equipado”, comemora.
Além dos kits, os catadores participam de uma capacitação promovida pela Gerência de Resíduos Sólidos da Semac, com orientações sobre segurança no trabalho, uso correto dos equipamentos, manejo adequado dos resíduos e sensibilização ambiental. A iniciativa reforça o compromisso com a proteção da saúde dos trabalhadores e com a gestão ambiental responsável durante o Verão Sergipe 2026.
Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.






