
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizará ações estratégicas voltadas para o atendimento às mulheres nos dias de Carnaval, nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico) e em bairros da capital (Nordeste, Cajazeiras e Itapuã); além de 11 municípios do interior (Juazeiro, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Salinas das Margaridas, Lapão, Palmeiras, Rio de Contas, Valença, São Felipe, Itacaré e Prado).
A secretária Neusa Cadore falou sobre as expectativas para a folia momesca. “Esta é a maior festa popular do planeta e o governo do Estado viabiliza diversas ações para que as mulheres possam brincar em paz, com alegria e segurança. Nós, da SPM, estaremos nas ruas, reforçando a nossa campanha de sensibilização contra qualquer forma de violência e prontas, caso necessário, para realizar um acolhimento humanizado e qualquer encaminhamento junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra a mulher. Também teremos os espaços especiais de cuidado com as catadoras de material reciclável, cordeiras e ambulantes, oferecendo suporte físico, emocional e psicossocial durante o período carnavalesco, quando elas permanecem em intensa atividade laboral”, afirmou.
As iniciativas da SPM no Carnaval envolvem a Campanha Oxe, me respeite! contra o assédio e à importunação sexual; o atendimento multidisciplinar às mulheres nas três Tendas Oxe, me Respeite, com possíveis encaminhamentos para a Casa da Mulher Brasileira; e a distribuição de material de sensibilização em articulação com o Ministério das Mulheres (MM), pela campanha “Se liga ou eu ligo 180”.
As Tendas do Oxe, me respeite! funcionarão, de quinta (12) a terça-feira (17), em frente à Câmara Municipal, no Pelourinho, das 14h às 2h da madrugada, e na Praça Eliana Kertész, também conhecida como Praça das Gordinhas, em Ondina, das 17h às 5h da manhã. Uma novidade deste ano é a instalação de mais uma Tenda do Oxe, me respeite!, na Praça do Campo Grande, no Campo Grande, que estará aberta das 14h às 2h da madrugada.
Cuidar de quem Cuida -A SPM também atenderá as trabalhadoras do Carnaval, catadoras de materiais recicláveis, cordeiras e ambulantes, pelo projeto Cuidar de Quem Cuida, com a oferta de diversos serviços, como massagem, rodas de conversa, escuta terapêutica e cabelo e maquiagem de Carnaval. O atendimento ocorrerá de sábado (14) a terça-feira (17) de fevereiro, das 7h às 15h, na sede das Voluntárias Sociais, no Palácio da Aclamação, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina.
O atendimento multidisciplinar para estas trabalhadoras é feito por profissionais de diferentes áreas, levando em conta uma pesquisa realizada em 2025, que detalhou as condições de trabalho das catadoras e cordeiras e ofereceu subsídios para fortalecer os serviços oferecidos.
No Carnaval de 2025, o Cuidar de Quem Cuida beneficiou cerca de 2.400 trabalhadoras nos dias de folia. O projeto é realizado pela SPM, em parceria com as Voluntárias Sociais e secretarias do Estado, como Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
Fonte
Ascom/SPM
