
Para acompanhar de perto os resultados da reorganização dos fluxos assistenciais e administrativos do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou visita técnica na unidade na última sexta, 30, onde evidenciou os avanços alcançados a partir do trabalho integrado entre o Huse, a Central de Regulação de Urgências (CRU) e os hospitais regionais.
A iniciativa faz parte de uma estratégia contínua da SES voltada ao fortalecimento da rede hospitalar estadual. O avanço na estruturação dos hospitais regionais tem contribuído diretamente para os resultados observados, ao ampliar a capacidade de atendimento fora da capital e garantir maior resolutividade nas próprias regiões.
Entre os investimentos, destacam-se a implantação de leitos de UTI no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, o fortalecimento da estrutura assistencial do Hospital Regional de Itabaiana, além das melhorias implementadas nas unidades de Propriá e Estância. Essas ações têm ampliado o atendimento nos próprios territórios, reduzindo a necessidade de transferências para Aracaju e, consequentemente, a pressão sobre o pronto-socorro do Huse, permitindo melhor utilização dos leitos hospitalares e mais agilidade no atendimento.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, o Huse segue cumprindo seu papel como hospital 'porta-aberta', referência em média e alta complexidade, acolhendo todos os pacientes que procuram atendimento de urgência, sem qualquer restrição.
"O Huse é o hospital que acolhe e cuida. Não deixa de atender nenhum paciente que chega à sua porta. Todos são recebidos, avaliados e tratados. O trabalho em conjunto de toda a rede hospitalar do estado, aliado aos gestores do Huse, reflete na redução da alta demanda no pronto-socorro", afirmou Jardel.
Durante a visita técnica, foram observadas áreas com melhora significativa, a exemplo do corredor de catástrofe e do corredor da ala azul, que no momento da inspeção estavam sem pacientes. "Estamos dando continuidade a um planejamento que já existia e agora estamos na fase de execução. As equipes permanecem as mesmas, mas com processos mais alinhados. Os resultados já começam a aparecer. Agradeço a todos os profissionais do Huse pelo empenho e dedicação. São eles que fazem o atendimento acontecer com qualidade e humanização todos os dias", ressaltou o secretário.
O diretor administrativo do Huse, Luciano Pimentel Júnior, que acompanhou a visita, destacou a importância da presença da gestão estadual no cotidiano da unidade. "A presença da Secretaria dentro do hospital fortalece o diálogo com as equipes, agiliza encaminhamentos e contribui para decisões mais rápidas e assertivas. Essa ação tem sido fundamental para aprimorar os processos internos e melhorar o fluxo de atendimento", pontuou.
O responsável pelo Pronto-Socorro, o médico Wendel Souza, também reforçou a importância do apoio da rede estadual. "A visita do secretário é muito importante para acompanhar as mudanças. O trabalho é intenso, com acompanhamento diário, e o apoio da CRU e das regionais tem sido fundamental para reduzir o número de pacientes internados no pronto-socorro", explicou.
Gabinete da SES no Huse
Como parte das ações voltadas à melhoria da gestão hospitalar, a SES instalou, no início do mês, um gabinete de atuação direta no Huse, maior unidade hospitalar pública do estado. A iniciativa estabelece a presença semanal de equipes da secretaria na unidade, com o objetivo de fortalecer o diálogo com a diretoria do hospital, alinhar processos e promover melhorias na organização dos fluxos assistenciais e administrativos.



