

O ano letivo teve início oficialmente com a Jornada Pedagógica 2026 , que reuniu 3 mil profissionais da Educação, entre gestores educacionais, professores, pedagogos, monitores escolares e auxiliares de vida escolar. Durante o evento, o Governo Municipal anunciou uma medida histórica: a alteração da data-base para o pagamento do piso do magistério para o mês de janeiro. A proposta foi encaminhada para a Câmara de Vereadores e entrará em vigor após aprovação e sanção.

Abertura da Jornada Pedagógica 2026
Com o tema“Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”, a Jornada Pedagógica encerrou suas atividades nesta sexta-feira (30), após três dias de debates focados em acessibilidade e inovação no ensino. Já o processo de matrículas começou desde novembro de 2025, de forma escalonada, contemplando tanto alunos que já estudam na Rede Municipal de Ensino quanto novos ingressantes.
O secretário de Educação, Edgard Larry, expressou entusiasmo para o novo ciclo: “As portas das nossas escolas se abrem para dar as boas-vindas a cada estudante. Estamos prontos para um ano de aprendizados, descobertas e novas conquistas. A Smed preparou projetos especiais para tornar o aprendizado ainda mais significativo, inclusivo e inspirador. Professores e gestores estão dedicados a acolher cada aluno para construirmos, juntos, um excelente 2026.”

Edgard Larry
Em 2025, o Governo Municipal atingiu a marca expressiva de 100 escolas revitalizadas, em todo o município, e seguirá com mais investimentos ao longo de 2026. O número solidifica o compromisso da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a qualidade do ensino em todo o território de Conquista, garantindo melhores condições para os profissionais da Educação, para os alunos matriculados em toda a rede e para seus familiares.
Outros destaques ficam para a criação do Prêmio EducAção Conquista , com o objetivo de valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais da educação, alunos e escolas da rede municipal de ensino que demonstrarem avanço e melhoria nos resultados educacionais; o aprimoramento do processo de eleição para diretores e vice-diretores das unidades de ensino, ampliando a participação tanto de candidatos quanto da comunidade escolar, democratizando ainda mais o pleito; a inauguração do Centro de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna , voltado para a formação contínua dos professores e profissionais de educação; além do desenvolvimento de estratégias para melhorar índices da Educação em avaliações estadual e nacional.
