
O atleta baiano Ryan Aparecido, de 14 anos, natural do município de Licínio de Almeida, foi o único representante da Bahia convidado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar o projeto Camping Escolar Paralímpico, realizado em São Paulo. A primeira etapa da iniciativa encerra-se nesta sexta-feira (31), reunindo jovens talentos de todo o país.
O convite é resultado do excelente desempenho de Ryan nas Paralimpíadas Escolares 2025, quando conquistou duas medalhas de prata. Ao todo, o CPB selecionou 165 atletas de diferentes estados, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, para participar do projeto, que contempla 12 modalidades e visa apresentar aos participantes a rotina do esporte de alto rendimento.
Além do tênis de mesa, modalidade praticada pelo baiano, o camping reúne atletas de badminton, atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC, halterofilismo, natação, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas; estes dois últimos incluídos no programa pela primeira vez neste ano.
A programação da edição 2026 teve início na última segunda-feira (26), com uma semana intensa de atividades, que incluíram treinamentos técnicos, palestras sobre saúde, nutrição e uso consciente das redes sociais, além de encontros com a equipe de comunicação do CPB. Técnicos e auxiliares também participaram das ações .
“Estou muito feliz com o convite. Treinei bastante e aprendi muito nessa semana intensa. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira, mas também quero incentivar outros jovens e chamar a atenção para a importância do apoio de instituições públicas e privadas ao esporte paralímpico”, afirmou Ryan.
A próxima etapa do Camping Escolar Paralímpico acontece em julho, quando Ryan e os demais atletas retornarão a São Paulo para atividades no Centro de Treinamento Paralímpico do CPB. Todas as despesas de viagem são custeadas pelo Comitê, que conta com o patrocínio oficial da Caixa e das Loterias Caixa.
Fonte: Ascom/Sudesb
