
De operador de empilhadeira a confeitaria artesanal, o programa ‘Qualifica Sergipe’ formou novos profissionais no interior do estado. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o programa de qualificação profissional realizou cerimônias de entrega de 119 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira.
A formação dos novos profissionais contemplou diversos segmentos profissionais, como a gastronomia, logística e agroindústria, com cursos de confeitaria artesanal, salgados de lanchonete, operador de colheitadeira de grãos, operador de empilhadeira, produtor de derivados do leite e produtor de embutidos e derivados. Entre as qualificações entregues, destaca-se o curso de operador de empilhadeira, em Nossa Senhora da Glória, que foi a primeira qualificação nesta área realizada pelo Governo do Estado, suprindo uma demanda do setor logístico da região.
As capacitações foram realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com carga horária de até 160 horas.
O secretário executivo da Seteem, Antônio Vieira, ressaltou o compromisso do Governo de Sergipe em promover a qualificação profissional em todo o estado e parabenizou os formandos. “Hoje, o problema não é ter vaga de emprego, é exatamente a qualificação profissional. As empresas ofertam vagas e não temos pessoas qualificadas para ocupá-las. Essa é a preocupação do nosso governador Fábio Mitidieri e do nosso secretário Jorge Teles, em qualificar os sergipanos. E a secretaria está aqui abrindo as portas para os municípios, com uma parceria sólida com todo o Sistema S, para qualificarmos ao máximo e em diversas áreas”, ressaltou.
A diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, responsável pelo programa Qualifica Sergipe, parabenizou as turmas e reforçou a importância dos formandos continuarem investindo em capacitação profissional. “A gente está à disposição de vocês! Em nome do nosso governador, do nosso secretário, gostaria de parabenizar a todos, porque sabemos que, para chegarem até aqui, vocês abriram mão de algo pessoal para investir no crescimento de vocês. Hoje estamos entregando não só certificados, são novas perspectivas para o futuro de vocês”, enfatizou.
Para a formanda Elizângela Cardoso, do curso salgados de lanchonete, em Monte Alegre, o curso foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos na área. “O curso aqui em Monte Alegre foi muito gratificante, não só pra mim, mas para todos que fizeram. Foi muito bom, um novo aprendizado para mim. Como eu já trabalho na área de salgado, na área de lanchonete, foi mais uma oportunidade para me aprimorar. Eu gostei muito e gostaria que mais cursos fossem ofertados para a gente aqui no município”, reforçou.
O aluno Ricardo Martins, que se formou no curso de embutidos e derivados, realizado também em Monte Alegre, explicou que foi uma oportunidade única para facilitar a entrada no mercado de trabalho. “O curso do Qualifica Sergipe trouxe uma facilidade para quem quer seguir no mercado de trabalho. Contribuiu para a minha carreira. Eu já tinha experiência na área, e agora tenho essa qualificação a mais. Serviu muito bem para mim e para os demais participantes também do curso. Outro ponto que ajudou muito foi o curso ter sido totalmente gratuito. Foi uma mão na roda a pessoa ter acesso a um curso que é tão difícil de se ter. Agradeço pela oportunidade”, avaliou.
O formando Jadson Santos integrou a primeira turma de operador de empilhadeira formada em Sergipe. Realizado em parceria com a empresa Embala Center, em Nossa Senhora da Glória, o curso é visto por ele como investimento no futuro profissional. “Foi um curso muito bom, que agrega muito na nossa vida. Profissionais muito qualificados, professores muito bons, amigos também da gente. Isso é uma coisa que a gente vai levar para a vida. Não é algo passageiro, não é só para a empresa. A gente vai levar esse curso para sempre em nossa carreira. É uma oportunidade muito boa que o Governo do Estado conseguiu para a gente. E ainda podermos nos formar todos juntos, todo mundo se conhece aqui. É um aprendizado muito bom”, destacou.
Para Fábio Júnior, diretor da empresa Embala Center, em Nossa Senhora da Glória, o programa é muito importante para o setor privado. “Estamos muito felizes! Dezenove trabalhadores nossos receberam a certificação de qualificação do programa Qualifica Sergipe. Certamente, nós teremos a mão de obra mais qualificada, o que naturalmente gera melhores resultados e também, principalmente, essas vidas transformadas. Pessoas qualificadas, elas crescem profissionalmente, podem oferecer uma condição de vida melhor às suas famílias. Quero parabenizar o Governo do Estado pelo programa, muito importante para o setor privado e que, consequentemente, gerará desenvolvimento para o nosso estado”, enfatizou.
Programa Qualifica Sergipe
O Qualifica Sergipe é um amplo programa de capacitação profissional que oferece cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, respeitando as vocações econômicas regionais. Até o momento, o programa abriu 398 turmas e beneficiou mais de 6 mil pessoas em 40 municípios sergipanos, contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais. O Qualifica reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades reais para a população.

















