
Emoção, alegria e sentimento de conquista marcaram a manhã desta quinta-feira, 29, durante a celebração realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em homenagem aos estudantes da Rede Pública Estadual aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em universidades por todo o Brasil. O momento reuniu alunos, educadores e gestores em uma ação simbólica de reconhecimento, destacando o esforço, a dedicação e a trajetória dos estudantes ao longo da formação escolar.
A programação foi marcada por um ambiente de celebração e reconhecimento, envolvendo os estudantes em um momento simbólico que refletiu a superação e as conquistas alcançadas com a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação também evidenciou o empenho coletivo de alunos, professores e equipes pedagógicas, reforçando o papel da escola pública no incentivo aos projetos de vida dos jovens.
A cada minuto, as informações chegavam para coroar ainda mais o momento de celebração. Do Colégio Estadual Tobias Barreto, as primeiras informações indicaram que a aluna Ana Luiza Conceição será a mais nova universitária do curso de Medicina da UFS. "Receber essa notícia foi muito emocionante. É a realização de um sonho de infância, é algo que eu e meus pais fomos traçando o caminho que precisava seguir para que eu conseguisse alcançar esse sonho", comemorou.
Ana Luiza tem um histórico de conquistas e transformações ao longo de sua trajetória na rede pública estadual. Ela faz parte do programa Estudante Monitor, foi intercambista do programa Sergipe no Mundo e é medalhista do programa Educação Nota 10. "Minha mãe é professora da rede pública estadual, meu pai é contador e eles fizeram de tudo para que eu pudesse alcançar meu sonho. Eu estou muito feliz com essa aprovação e tenho altas expectativas quanto ao curso, sei que eu vou amar participar das ligas acadêmicas, dos projetos de extensão e de iniciação científica. Eu também já participei do Sergipe no Mundo e espero que eu possa, futuramente, também viajar o mundo, por meio da Medicina, e dar continuidade a toda essa trajetória", emocionou-se.
Pedro Augusto Melo Santos Almeida é estudante do Centro de Excelência Nelson Mandela e do Programa Pré-Universitário, em Aracaju. Ele foi aprovado em Ciências Econômicas na UFS. Pedro tem Transtorno do Espectro Autista e comemora essa conquista. “Madruguei no site para ver minha aprovação. Agradeço exclusivamente ao meu colégio Nelson Mandela por todo apoio que sempre recebi, ao PreUni e à minha mãe. Estou muito feliz com o resultado, pois sempre quis fazer esse curso. Gosto de tudo que está relacionado à economia e aos países. Minha aprovação mostra que somos capazes de realizar nossos objetivos e vencer todas as barreiras”, celebrou o futuro universitário.
Mais resultados
Para a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, as comemorações na Seed e nas escolas em todas as regiões representam os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do último ano. “Hoje a gente celebra com esses estudantes que já conseguiram concluir seus projetos. É um dia de celebração do trabalho realizado pelas escolas, professores, gestores e servidores. Também vemos a celebração dos estudantes e de suas famílias, e sabemos que é uma mudança de história para muitos deles. São pessoas que estão sendo transformadas por meio da educação e que construirão uma nova jornada”, expressou a secretária.
Mais do que os resultados obtidos, a aprovação no Enem reflete o percurso formativo dos estudantes e o esforço dedicado ao longo da trajetória escolar. O momento abre espaço para que os alunos compartilhem suas experiências, expectativas e perspectivas para o futuro, evidenciando a importância da escola pública na construção de oportunidades.
“Sempre foi meu sonho ir para a área da saúde, só que eu não sabia ao certo o que fazer. Daí veio essa ideia de fazer Enfermagem. Eu tentei e consegui. Agora, torço que seja o que eu estou esperando”, disse a aluna do Centro de Excelência Professor Paulo Freire, em Aracaju, Letícia Viana, após ser aprovada por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
O estudante do polo Atheneu Sergipense e do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni), Enzo Brasil, que também é uma pessoa autista, foi aprovado em 2º lugar no curso de Engenharia Florestal e contou sobre a conquista. “Durante o ano passado, eu me esforcei o quanto pude para prestar atenção às aulas, lutei para estar nessa posição e estou feliz por ter conseguido. Para ser honesto, foi difícil, é difícil para qualquer um, mas, se você se esforçar, poderá alcançar uma boa posição”, compartilhou.
Para Daniel Menezes, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, também localizado na capital sergipana, a aprovação no curso de Engenharia Eletrônica já era algo esperado. “Esse curso sempre foi minha primeira opção. Eu me preparei muito fazendo simulados toda semana, treinando redação, e estou feliz com o resultado. Era algo que eu já esperava, pelo fato de ter estudado muito”, relatou o estudante.
De acordo com a coordenadora do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) da Seed, a expectativa é que o número de aprovações deste ano supere o do ano anterior. “Estamos recebendo os resultados aos poucos, porque esse é um momento em que dependemos dos alunos, e muitos ainda ficam receosos em acessar o sistema. Mas os resultados estão chegando, e isso é fruto de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. Mesmo com um Sisu bastante desafiador, com médias elevadas, a expectativa é de que o número de aprovados da escola pública seja superior ao do ano passado”, destacou.
A celebração com os alunos e equipe das unidades escolares simboliza não apenas as aprovações no Enem, mas também o fortalecimento da educação pública como instrumento de transformação social. Ao reconhecer o esforço dos estudantes e o trabalho das escolas, a Secretaria reafirma seu compromisso com a ampliação de oportunidades e com a construção de trajetórias educacionais que impactam positivamente o presente e o futuro da juventude sergipana.






