
O Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada realizou nesta quinta-feira, 29, a primeira reunião ordinária de 2026, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Aracaju, com o objetivo de empossar os novos membros do colegiado. Com a nova composição, o comitê passa de duas instituições antes representadas pela Seed e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação para 10 representações.
A partir de 2026, o comitê estratégico, que realiza a governança sistêmica da formulação e pactuação de esforços na implementação estadual da política de alfabetização, contará com membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/SE), do Fórum Estadual de Educação (FEE/SE), representantes dos segmentos das instituições particulares de ensino, da igualdade racial, das pessoas com deficiência, do segmento científico e dos povos indígenas.
A secretária de Estado de Educação, Gilvânia Guimarães, que preside o Comitê, conclamou a todos à participação efetiva na construção de uma força conjunta que faça a diferença na alfabetização. “Temos o Leei e o Compromisso Criança Alfabetizada, o ‘Alfabetizar pra Valer’. Quando temos um olhar sensível para a alfabetização, para as infâncias, quanto mais reduzirmos as desigualdades nestas fases, os resultados fluirão bem melhor”, destacou.
No ato contínuo da sessão ordinária, foi lida a ata da última reunião ordinária e assinado por cada membro o termo de posse. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que representa desde o início do comitê as redes municipais de educação, continua com oito titulares e suplentes.
“É uma forma de mostrar a união da força que os municípios têm, já que a maior matrícula está nas redes municipais. O Comitê tem uma posição estratégica na definição das políticas públicas, principalmente na formação continuada de professores. A chegada de membros da sociedade civil vai somar, porque além da visão que já tínhamos de gestores, agora temos a visão da sociedade civil com o olhar atento com as questões da alfabetização”, destacou.
O Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora das Dores, Alexandre Barreto, colocou-se à disposição da qualidade da alfabetização e afirmou que a posse se materializa mais uma vez na demonstração do pacto federativo. “É a união de todos os poderes federados e estamos felizes e honrados em poder dar uma contribuição nessa nova jornada”, afirmou.
A representante das pessoas com deficiência, coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju/SE (Apae/SE), Maria Elquina Moitinho da Silva, que pela primeira vez passa a compor o comitê de alfabetização, enfatizou que a Apae agora passa a ser também Educação. “Estar representando a nossa instituição, dando voz às pessoas com deficiência, para nós é muito importante”, contou.
Também participando pela primeira vez, o geógrafo e membro da comunidade indígena Xokó/SE, Yatan Lima dos Santos Apolonio disse que tem muito a contribuir, até por ter se formado na licenciatura em Geografia recentemente. “Pretendemos dar o nosso melhor, contribuir, estar sempre à disposição e ser uma voz de toda a comunidade indígena do estado”, evidenciou.
Da Secretaria de Estado da Educação participam integrantes da Assessoria de Assistência aos Municípios (Ascam), quatro Diretores Regionais de Educação, o Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação e o Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae/Ceave).












