
A Ouvidoria do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem se destacado como um importante instrumento de controle social e de fortalecimento do diálogo entre os usuários e a gestão hospitalar. Entre janeiro e dezembro de 2025, o setor recebeu 1.679 manifestações, com índice superior a 88% de resolutividade. O papel estratégico do setor atua para a melhoria da qualidade da assistência prestada à população.
As manifestações recebidas são classificadas em diferentes categorias, como pedidos de informação, sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios, como ressaltou a ouvidora Rosa Malena Santos. "A partir dessa triagem, a Ouvidoria identifica quais demandas podem ser solucionadas diretamente pelo setor e quais precisam ser encaminhadas às áreas competentes, sempre com acompanhamento até a resposta final ao usuário. O prazo máximo para retorno é de 20 dias, conforme normativos vigentes”, destacou.
O objetivo é transformar as demandas apresentadas em subsídios para o aperfeiçoamento dos serviços ofertados. “Este é um canal direto de articulação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os gestores da unidade hospitalar. O adequado tratamento das manifestações recebidas fortalece a transparência institucional e amplia a confiança da população no SUS”, salientou a ouvidora.
A Ouvidoria funciona em dois turnos, de segunda a sexta, e conta com equipe especializada, sendo um canal de comunicação acessível para os usuários. “Com escuta qualificada, destacamos a importância da atenção e do cuidado, principalmente, nas respostas de forma clara e respeitosa para o fortalecimento dessa relação entre o cidadão e a Administração Pública”, pontuou a ouvidora.
Como realizar uma manifestação
O cidadão pode apresentar manifestação de forma presencial na Ouvidoria que fica localizada próximo ao Ponto Banese e recepção de visitantes, por telefone pelo número (79) 3216-2646, por e-mail através do ouvidoriahuse@fhs.saude.se.gov.br ou ainda via qrcode distribuídos em pontos estratégicos na unidade hospitalar.
