
A Central de Atendimento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a ATEND, é um dos principais canais de comunicação entre o órgão ambiental e a população, desempenhando papel estratégico no acesso aos serviços e informações ambientais no estado.
Criada para aproximar o cidadão do Instituto, a ATEND tem como foco oferecer informações com mais agilidade, clareza e comodidade, garantindo um atendimento primário eficiente e acessível. Além da capital, o atendimento também ocorre nas unidades regionais do Inema, localizadas nos municípios de Juazeiro, Eunápolis, Barreiras, Itabuna, Feira de Santana, Santa Maria da Vitória, Vitória da Conquista, Guanambi e Senhor do Bonfim, ampliando o alcance dos serviços prestados à população em diferentes regiões do estado.
“A Central de Atendimento é a porta de entrada do Inema. É por meio dela que empreendedores e cidadãos tiram dúvidas relacionadas ao licenciamento ambiental, às Unidades de Conservação e a outras questões ligadas ao meio ambiente, inclusive de caráter social”, destaca a coordenadora de Atendimento Ambiental, Isabel Cristina Mattos Conceição.
Por meio da Central, a sociedade pode registrar emergências e denúncias relacionadas a danos ao meio ambiente, contribuindo diretamente para a proteção dos recursos naturais da Bahia. Somente em 2025, foram registrados 866 processos de denúncia, além da formação de 1.651 processos administrativos e 1.037 processos oriundos do Ministério Público, números que evidenciam a relevância da Central no encaminhamento e acompanhamento das demandas ambientais.
Entre os serviços mais requisitados pela Central de Atendimento, destacam-se o licenciamento ambiental; a transferência do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR); os pedidos de outorga, autorização concedida pelo poder público para o uso de recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, para fins específicos; o cadastro no Sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres Nativos (SISPASS); e a consulta ao andamento de processos, realizada por e-mail e telefone.
A ATEND também atua diretamente no protocolo e na tramitação de documentos, orientando os usuários sobre a documentação necessária para processos junto ao Inema. Também em 2025, foram recebidos 5.879 documentos, além de 3.220 solicitações de cópias de processos e 1.030 documentações apensadas, incluindo notificações, multas, autos de infração e condicionantes. Além disso, foram realizadas 8.066 formações de processos no Sistema Eletrônico de Informações Ambientais (SEIA).
Segundo Isabel, grande parte das solicitações está relacionada a atividades que geram impacto ambiental e que precisam estar devidamente regularizadas conforme a legislação estadual. “Atividades agrosilvopastoris, ligadas ao agronegócio, além de indústrias, mineração e outras ações que impactam o meio ambiente, têm seus processos formados aqui na Central. É uma demanda alta e extremamente importante para garantir que o meio ambiente seja utilizado de forma adequada, sempre em conformidade com a legislação ambiental do Estado”, afirma.
Outro papel fundamental da Central é o apoio à comunicação administrativa do Instituto. Em 2025, a ATEND foi responsável pela expedição de 8.944 correspondências, contribuindo para a efetividade das notificações e demais comunicações oficiais.
No atendimento direto ao público, os números reforçam a importância da Central como principal porta de entrada do cidadão ao Inema. Ao longo do ano, foram contabilizados 35.813 atendimentos telefônicos, 9.854 atendimentos presenciais e 71.788 atendimentos por e-mail, demonstrando a diversidade de canais disponíveis e a alta demanda pelos serviços prestados.
A ATEND, em Salvador, fica localizada na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, no subsolo do prédio do Inema e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O atendimento da Central ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, tanto na capital quanto nas unidades regionais ou pelos telefones (71) 3118-4509/4510 e pelo e-mail atend@inema.ba.gov.br .
Fonte: Ascom/Inema
