
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, nesta quarta-feira, 28, uma reunião de governança com a Fundação Telefônica Vivo (FTV) e o Instituto Paramitas, com o objetivo de discutir o planejamento de projetos e ações a serem desenvolvidos ao longo de 2026. O encontro buscou alinhar estratégias, fortalecer a parceria institucional, mantida desde o ano de 2017 e apresentar iniciativas voltadas à inovação, à formação e ao uso de tecnologias educacionais na rede pública estadual de ensino.
Durante a reunião, foram apresentados os principais eixos do programa ProFuturo, iniciativa da FTV que tem como foco a inovação educacional por meio do uso de recursos digitais. As ações contemplam formações on-line e presenciais voltadas a professores, educadores multiplicadores e equipes gestoras, abordando temas como competências digitais, uso pedagógico da plataforma, Inteligência Artificial na educação e práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, destaca a importância da parceria para o fortalecimento do ensino da disciplina de Matemática nas escolas públicas sergipanas. “A Fundação Telefônica Vivo, por meio do projeto ProFuturo, é uma parceira de longa data da Seed, e que vem contribuindo de maneira muito eficaz, inicialmente fazendo o trabalho do 1º ao 5º ano, e agora chegando até o 9º ano do ensino fundamental, com foco na Matemática. Esse é um componente curricular que tem sido desafiador diante dos indicadores. Então, o que a gente tem de resultado hoje na matemática demanda um esforço maior, e eles estão com a gente em relação ao material de dados e com a formação de professores”, expressa.
Também foram discutidas estratégias de governança, monitoramento e sustentabilidade do programa, além da ampliação do uso de recursos educacionais digitais nas escolas da rede. O encontro destacou, ainda, dados referentes aos anos anteriores e a perspectiva de expansão das ações em 2026, com alcance ampliado de estudantes, professores e unidades escolares.
Analista sênior de Projeto Social da FTV, Tatiana Boletta enfatiza a relevância do trabalho conjunto. “Essa parceria acontece desde 2017, e há muito tempo a gente já abordava o tema de inovação educativa através dos recursos digitais. E de 2024 para cá, a gente está trabalhando o tema da Matemática. Nós estamos olhando para o desafio da aprendizagem da disciplina, que é muito importante no Brasil todo, e também para as competências digitais dos professores, a fim de que eles estejam apropriados para utilizar esse recurso digital de uma forma qualificada e ética com seus alunos”, explica.
A gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação, Lia Roitburd, também pontua que o projeto Matemática ProFuturo visa apoiar as secretarias de educação na melhoria da aprendizagem em matemática dos estudantes do ensino fundamental. “A gente sabe que essa é uma demanda do país inteiro. Quando a gente olha para os dados, só 5% dos estudantes saem do ensino médio sabendo o que é adequado em matemática. Então, estamos aqui, há nove anos, nesse trabalho intenso, e cada vez mais fortalecendo as equipes das secretarias e das escolas nesse trabalho que une uma aprendizagem com tecnologia a favor da matemática”, compartilha Lia.
Estratégia regional
Com atuação em diversas escolas das redes estadual e municipal de Sergipe, o Instituto Paramitas desempenha papel fundamental na transformação da educação por meio do uso da tecnologia. Para a presidente da organização, Cláudia Stippe, a parceria com a Seed contribui de forma muito positiva para a educação sergipana.
“É uma parceria que já passou por várias gestões, porque quando a gente entende que isso é uma política pública, ela fica e traz resultados. São resultados que são alcançados ao longo dos anos, e em que a gente precisa, durante todo esse tempo, sensibilizar os educadores para a questão do uso das tecnologias. Então, ao longo desses anos, a gente foi dando instrumentos e construindo com os professores e gestores toda essa formação, para que hoje, com a inteligência artificial na educação e o uso de computador nas escolas, isso venha de uma maneira muito leve”, afirma.
Além das representantes das duas fundações parceiras, também participaram do encontro o diretor do Departamento de Educação (DED) da Seed, Genaldo Freitas, e representantes de Diretorias Regionais de Educação (DREs).

