MPBA, Ministério da Cultura e Iphan discutem formas de cooperação para restauração da Igreja e Convento de São Francisco
O projeto de restauração da Igreja e Convento de São Francisco de Salvador, estruturas erguidas entre os séculos XVII e XVIII, foi debatido pelo Mi...
Por: Redação Fonte: MP - BA
27/01/2026 às 18h08
Foto: Reprodução/MP - BA
O projeto de restauração da Igreja e Convento de São Francisco de Salvador, estruturas erguidas entre os séculos XVII e XVIII, foi debatido pelo Ministério Público da Bahia, Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reunião realizada nesta terça-feira, dia 27, na sede do Iphan, na Barroquinha, na capital baiana.
Foto: Reprodução/MP - BAO encontro contou com presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do procurador-geral de Justiça da Bahia Pedro Maia e do superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Fabrício Oliveira Guanais. Também participaram os coordenadores do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) do MPBA, promotores de Justiça Augusto César Matos e Alan Cedraz, e os frades franciscanos Frei Pedro Júnior Freitas e Frei Lorrane Clementino.
Foto: Reprodução/MP - BAForam discutidas possibilidades de cooperação entre as instituiçoes para viabilizar a execução do projeto elaborado pelo professor Mário Mendonça, reconhecido nacional e internacionalmente na área de conservação do patrimônio histórico. “O MPBA tem o dever constitucional de fomentar políticas públicas. Temos adotado o consensualismo para encontrar formar de acordos e cooperação que traga soluções mais rápidas e efetivas para as grandes demandas sociais, questões históricas e estruturais, e a conservação e defesa do nosso patrimônio histórico e cultural está entre elas”, disse o PGJ Pedro Maia.
Foto: Reprodução/MP - BAA ministra Margareth Menezes destacou que a iniciativa do Ministério Público de articulação e fomento é um movimento que deve ser incorporado por toda a sociedade, pois a responsabilidade pela preservação da memória é de todos. “Fico muito feliz com essa iniciativa do MPBA e com essa oportunidade de articulação para algo tão importante como a restauração da Igreja de São Francisco, essa jóia de nossa história”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.