
A busca por análises de solo por agricultores sergipanos segue intensa no período em que se concentram as solicitações de crédito agrícola. Entre os meses de novembro, dezembro e janeiro, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), registrou uma grande demanda no Laboratório de Solos, com a realização de mais de 30 mil análises.
Até o dia 23 de janeiro, já haviam sido contabilizadas 30.100 análises de solo. O aumento da procura ocorre, principalmente, porque os laudos emitidos pelo laboratório são um dos principais requisitos exigidos pelas instituições financeiras para a liberação de financiamentos voltados à atividade agrícola.
A coordenadora do Laboratório de Solos do ITPS, Anairam Melo, explica que o final do ano e o início do ano seguinte são considerados períodos estratégicos para a realização das análises, já que antecedem o planejamento das lavouras e os pedidos de crédito. “Os resultados dos exames permitem identificar as condições do solo e orientar o produtor sobre as correções necessárias para garantir maior produtividade e reduzir riscos na safra. As análises de fertilidade indicam a necessidade de correção de macro e micronutrientes e fornecem recomendações técnicas de adubação, utilizadas tanto no manejo agrícola quanto na formalização de pedidos de financiamento. Outra análise frequentemente exigida é a de granulometria, que aponta o teor de argila no solo, fator determinante para a retenção de água e o desenvolvimento das plantações”, explica.
Segundo Anairam, apesar de muitas vezes associadas apenas a exigências bancárias, as análises de solo são ferramentas fundamentais para um manejo mais eficiente e econômico. Com base nos laudos, o produtor consegue aplicar a quantidade correta de insumos, evitando desperdícios e aumentando a produtividade e a rentabilidade da produção.
Confiabilidade reconhecida
O Laboratório de Solos do ITPS possui reconhecimento técnico nacional e internacional. As análises contam com o Selo de Qualidade do Programa de Análise da Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), concedido pela Embrapa Solos/ RJ, e o laboratório é acreditado na norma ISO 17025 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que assegura precisão e confiabilidade nos resultados.
Serviço
Os serviços do ITPS podem ser solicitados presencialmente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), localizado na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju; pelos telefones (79) 3198-8811 e (79) 99191-3042; ou pelo e-mail sac@itps.se.gov.br.


