
Nesta segunda-feira (26), o Governo Municipal realizou a primeira reunião para a discussão e planejamento de ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o ano de 2026. Participaram do encontro a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloisio Alan, os secretários Ivanildo da Silva (Casa Civil) e Romar Barros (Gestão e Inovação), além da coordenadora do Centro de Governança ODS, Ludmila Araújo. 
Durante a reunião, foram discutidos os resultados obtidos por Vitória da Conquista em 2025 no âmbito das políticas públicas que tiveram os ODS como princípios norteadores, além do planejamento inicial para as ações e parcerias que serão realizadas ao longo de todo ano, fortalecendo o compromisso da gestão com um desenvolvimento harmonioso das esferas social, econômica e ambiental em benefício da população conquistense.
Em 2025 o Município sediou o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia , lançou a “Rede de Municípios ODS Bahia-Minas: Governos locais em conexão para um desenvolvimento sustentável” , com 37 cidades dos dois estados, e participou de eventos nacionais e internacionais , numa demonstração do protagonismo de Vitória da Conquista nos debates sobre a agenda 2030.

1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia
Atualmente, Vitória da Conquista aparece em 1º lugar na Bahia e em 3º na região Nordeste quando se analisam os indicadores dos ODS no Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios . O levantamento é uma ferramenta do Centro de Liderança Pública (CLP), que tem o objetivo de mensurar a capacidade dos entes federativos brasileiros em gerar bem-estar para a população.
Dentre as ações planejadas para 2026 está a 2ª edição do Encontro ODS do Sudoeste da Bahia, com a integração da Rede Bahia-Minas e a possibilidade de parcerias e participações internacionais, levando em conta o estreitamento das relações por meio dos diálogos em eventos, bem como a visita do Cônsul-Geral de Portugal à cidade. 
Vitória da Conquista também foi convidada para integrar a comissão provisória do fórum da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Unicidades que debate o planejamento urbano sustentável e a Agenda 2030. O convite é mais um reconhecimento ao protagonismo da cidade nas ações e discussões do tema.
A prefeita Sheila Lemos afirmou que o trabalho em 2026 seguirá com o objetivo de manter o município com destaque em tudo o que envolve o desenvolvimento sustentável. “O trabalho seguirá forte para que Conquista siga sendo referência nos ODS para todo o Brasil”.
A coordenadora de Governança ODS, Ludmila Araújo, explicou a transição estratégica para este ano: “No ano passado, a gente conseguiu fazer o alinhamento das políticas públicas e a inserção dos ODS no PPA. Esse ano a gente passa a trabalhar com o olhar mais focado para governar com os ODS. A gente vai ampliar ainda mais a nossa capacidade territorial de diálogo e planejamento com novos encontros, assim como também faremos capacitações e outros instrumentos de planejamento dentro dessa nossa perspectiva para 2026”.
