
A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) recebeu a visita de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para agendas técnicas voltadas ao acompanhamento, alinhamento e orientação sobre a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Sergipe. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a transformação digital e a modernização da gestão pública.
Para o presidente da Emgetis, Bráulio Abreu, a presença da equipe do MGI representa um passo estratégico para garantir a efetividade do processo. “Essa aproximação técnica com o Ministério é fundamental para assegurar que a implantação do SEI em Sergipe ocorra de forma estruturada, segura e alinhada às diretrizes nacionais. A Emgetis atua como elo entre tecnologia e gestão, oferecendo suporte, orientação e acompanhamento contínuo aos órgãos estaduais e municípios interessados”, destacou.
A diretora de Tecnologia da Emgetis e coordenadora do grupo executivo de implantação do SEI, Kleyssie Pinheiro, ressaltou a importância do diálogo técnico para o avanço do projeto. “O SEI é uma ferramenta estratégica para a transformação digital do Estado. Esse momento de alinhamento com o MGI fortalece nosso planejamento, esclarece pontos sensíveis da implantação e contribui para que possamos avançar com mais segurança, integração e eficiência”, afirmou.
Representante do MGI, a coordenadora-geral de Implantação de Soluções em Processo Eletrônico da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), Mariana Barros Meirelles, destacou o papel do Ministério no apoio aos entes federativos. “A visita ao estado de Sergipe nos deu a oportunidade de não só participar do lançamento da estratégia Sergipe Digital para Todos, como também da realização de agendas de alinhamento e orientação técnica relativas à implantação do SEI no estado. O apoio à implantação do SEI aos aderentes do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) é uma das atribuições do MGI e nos permite trabalhar em conjunto com a equipe da Emgetis para garantir que a implantação do SEI em Sergipe seja bem-sucedida”, explicou.
Durante as reuniões técnicas, também foram debatidos aprimoramentos e próximos passos do projeto. Para o analista de processos da Emgetis, Rafael Carvalho, o encontro foi decisivo para o avanço da iniciativa. “A reunião com o MGI foi bastante esclarecedora e funcionou para aprimorar e agregar ao projeto. Mariana e Fábio têm ampla experiência no SEI e nos apresentaram direcionamentos fundamentais para acelerar a implantação no estado, além de alinhar expectativas e contribuir para um entendimento mais claro dos próximos passos”, avaliou.
O processo de implantação do SEI em Sergipe está inserido no contexto da adesão do ProPEN. Por meio do programa, coordenado pelo MGI, Sergipe passa a ter acesso a um conjunto de soluções digitais de alto impacto, como o próprio SEI, a plataforma Tramita Gov.br, o Protocolo Integrado e módulos especializados, incluindo o de Gestão Documental.



