
O Teatro Castro Alves (TCA) abre inscrições para a 1ª edição de 2026 dos Cursos de Iniciação ao Universo da Música Sinfônica, oferecendo aulas gratuitas e online para pessoas interessadas em ampliar sua escuta musical e compreender melhor a música de concerto. Voltados a participantes a partir de 15 anos, os cursos são indicados tanto para iniciantes quanto para quem deseja aprofundar conhecimentos, sem a exigência de experiência prévia. As inscrições podem ser feitas de 26 de janeiro a 09 de fevereiro, por meio de formulário disponível no site https://www.ba.gov.br/tca .
As aulas terão início no mês de março e contemplam três cursos: “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, com Alexandre Loureiro; “Grandes Compositores da Música Clássica”, com Karina Seixas; e “Iniciação à Flauta Doce”, com Uibitu Smetak. Todos os professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).
Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos acontecem com encontros semanais ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Para ampliar o acesso, cada candidato poderá se inscrever em apenas uma turma, e inscrições de pessoas que já tenham participado do mesmo curso anteriormente não serão validadas. Após o encerramento do período de inscrições, os selecionados receberão e-mail com a confirmação da vaga e orientações de acesso às aulas.
Especificamente no curso “Iniciação à Flauta Doce”, o aluno terá direito ao certificado com 80% de presença nas aulas, também sendo necessária uma prática individual, apresentada na última aula: sejam exercícios abordados ao longo dos encontros de aprendizado ou algum tema livre à escolha do aluno. Além disso, logo na primeira aula, o participante deverá ter em mãos uma flauta soprano (germânica ou barroca). Caso o aluno pretenda adquirir o instrumento, a sugestão é que se opte pela flauta barroca. Para o aluno participar dos exercícios propostos em aula, a câmera deverá estar aberta, visando orientações e correções da postura.
Fonte
Ascom/TCA
