
Entre os dias 20 e 21 de janeiro, Sergipe recebeu a visita oficial de Cécile Fruman, diretora do Banco Mundial para o Brasil. A agenda teve como foco principal a vistoria de projetos estratégicos financiados pela instituição, com destaque para o acompanhamento do programa ‘Pista Nova, Vida Nova’, que reforçará as melhorias da malha viária e transformará a realidade socioeconômica de diversas regiões do estado.
A comitiva técnica, acompanhada por representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), percorreu rodovias estratégicas para o turismo e o escoamento da produção. O roteiro incluiu vistorias técnicas na SE-050 (Rodovia dos Náufragos), SE-100/Sul e SE-368, passando por localidades como Caueira, Praia do Saco e Santa Luzia do Itanhy.
A agenda também contemplou visitas às pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, consideradas fundamentais para a conectividade do litoral sul sergipano. Além das grandes vias, Cécile Fruman percorreu estradas vicinais, dialogando diretamente com comunidades locais, com o objetivo de avaliar como o melhoramento desses acessos impacta o cotidiano, facilitando o transporte escolar, o acesso à saúde e o escoamento da produção local.
Para o diretor de Planejamento e Faixa de Domínio do DER/SE, Saulo Aragão, a visita reforça a importância do alinhamento técnico e social dos projetos. “A importância desta visita reside na validação técnica e social do que estamos planejando. O Banco Mundial não olha apenas para o asfalto, mas para o impacto que ele gera na vida das pessoas", afirmou.
A agenda liderada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) levou a comitiva ao município de Estância, onde foram discutidas ações voltadas à modernização dos serviços públicos, como o Hospital Regional de Estância, com foco em eficiência energética e conectividade, além da apresentação do Projeto Sergipe Digital, iniciativa que visa ampliar o acesso à internet e modernizar a máquina pública.
Na ocasião, também foi realizada a assinatura do programa ‘Conecta Sergipe’, iniciativa voltada à geração de oportunidades na área de tecnologia, com ênfase na inclusão de jovens e mulheres no mercado de trabalho digital.
A visita também contemplou o terceiro setor com uma parada no The Human Project. A ONG é referência na produção de tecnologias sociais e capacitação de jovens em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de fomentar o ecossistema de startups locais. A presença do Banco Mundial reforça o interesse em modelos de desenvolvimento sustentável que unem inovação e inclusão social.
A visita contou com uma robusta equipe. Pelo lado do Governo de Sergipe, participaram o Subsecretário de Concessões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Jeferson Passos, e especialistas do DER/SE como Brenda Motta (Ambiental), Lucas Hora (Obras) e Felipe Oliveira (Social).
Pelo Banco Mundial, além de Cécile Fruman, estiveram presentes especialistas como Luciano Charlita de Freitas e Julián Najles, que atuaram no alinhamento dos investimentos voltados à modernização da infraestrutura física e digital do estado.




