
Com o tema “Seu sangue é do tipo que salva vidas”, a Fundação Hemoba lança a campanha de verão para mobilizar doadores e reforçar os estoques em um dos períodos mais críticos do ano para a doação de sangue. A ação conta com a participação do cantor Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, referência de carisma e engajamento social.
Durante o verão, o número de doações tende a diminuir em função das férias, viagens e festas típicas da estação. Ao mesmo tempo, cresce a demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares, principalmente em razão do aumento do fluxo de turistas e do tráfego nas estradas, fatores que elevam o risco de acidentes de trânsito.
A campanha reforça que doar sangue é um gesto simples, rápido e seguro, capaz de salvar vidas, e convida os baianos a participarem dessa mobilização solidária. A iniciativa será veiculada nas redes sociais e em peças publicitárias, estimulando tanto doadores regulares quanto novos voluntários a procurarem as unidades da Hemoba em todo o estado.
“Precisamos do apoio da população para atravessar o verão com estoques seguros. Doar sangue é um ato de cidadania e solidariedade. Convidamos todos a procurarem uma unidade da Hemoba e fazerem parte dessa corrente que salva vidas. Cada doação representa esperança para muitas pessoas que dependem desse gesto solidário”, destaca Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.
Onde doar –Em Salvador, a unidade móvel de coleta estará no Salvador Shopping até o dia 31 de janeiro, exceto aos domingos e em 28/01, quando o atendimento ocorrerá no Estádio de Pituaçu, e nos dias 29 e 30/01, na Vila da Polícia Militar (CAB). Em todos esses locais, o funcionamento será das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. O posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Já as unidades fixas atendem com o seguinte horário: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado, acesse: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar .
Critérios para doação –Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.
Fonte
Ascom/Hemoba
