
Seguindo com as ações que integram o Sergipe Delas, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), realizou nesta sexta-feira, 23, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores de Cooperativas lideradas por mulheres. Desta vez foram contemplados mais de 50 catadores da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), localizada no bairro Santa Maria.
A ação é resultado de um levantamento que mapeou organizações e incorporou a experiência do 1º Encontro Estadual de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, realizado pela empresa Giral. Entre os principais desafios que limitam o potencial de desenvolvimento e a segurança das trabalhadoras estão a falta de EPIs, causando riscos de acidentes e contaminações, dificuldade de acesso à saúde e casos de violência de gênero.
A iniciativa promove a esses catadores mais saúde, segurança e dignidade no trabalho que desempenham, que é fundamental na cadeia da reciclagem do estado. “O kit é composto por camisa UV, calça, óculos, luva e bota de segurança. A atividade dos catadores muitas vezes os expõe a diversos riscos, como cortes provocados pelo manuseio de materiais perfurantes, a exemplo do vidro. Esses equipamentos vêm para reforçar a segurança desse trabalhador no seu dia a dia”, disse a técnica da Diretoria de Inclusão Produtiva e Autonomia Econômica (Dipae), Eliane Santos.
Para a educadora ambiental da Care, Kauani Pereira da Silva, a iniciativa representa um cuidado essencial com as condições de trabalho dos catadores. “A entrega dos EPIs é uma coisa muito importante, tanto pela higiene quanto pela proteção, o uso da luva, uso da bota, e a gente sabe que com o tempo esses materiais estragam. Essa renovação é super importante para um ambiente mais limpo e mais seguro”, destacou.



