Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres promove oficina de Defesa Pessoal para público feminino
Como parte da programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres pro...
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
01/12/2025 às 21h56
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Como parte da programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres promoveu, nesta segunda-feira (1º), uma oficina de técnicas de defesa pessoal para o público feminino. A atividade, totalmente gratuita, foi realizada na quadra de esportes do Estádio Municipal Edvaldo Flores.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Na ocasião, as mulheres receberam instruções para se defenderem dos ataques, inclusive os mais comuns, como puxão de cabelo, roubo de bolsa, ataque com faca, ameaça de estupro. “Hoje, a gente sabe que os índices de feminicídio crescem a cada dia, e saber se defender, saber se portar diante de uma situação de violência é muito importante, inclusive para que a mulher tenha mais autoconfiança até mesmo para denunciar e buscar ajuda”, ressaltou a instrutora de karatê, Nathália Torres.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, destacou a necessidade de empoderar as mulheres, inclusive com iniciativas que têm como objetivos a autodefesa e o autocuidado. A gestora também falou sobre a campanha. “A gente precisa estar o tempo inteiro trazendo novas políticas para que a sociedade possa refletir e se conscientizar da importância do envolvimento de todas as pessoas para que a gente possa conseguir colocar fim nesse problema, que é a violação dos direitos de mulheres e meninas em nosso município”, enfatizou.
Uma das participantes do curso é a artesã, Cristina Ariadine Brito, que já fez alguns cursos de defesa pessoal. Segundo ela, o preparo é fundamental para a segurança. “Quando me falaram desse curso eu achei muito interessante, ainda mais nos tempos de hoje, com tanta violência é bom a gente saber como se proteger, como agir numa situação que às vezes a gente fica paralisada, não consegue nem gritar”.
O evento contou ainda com a participação de integrantes da Guarda Municipal, que também apresentaram técnicas de defesa pessoal.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.