
Servidores municipais e do Legislativo participam, até o final da tarde desta sexta-feira (14), do curso de Certificação do IPFS (Instituto de Previdência de Feira de Santana), o Certifica RPPS. A iniciativa, além de promover aprendizado, busca incentivar a troca de experiências e o fortalecimento institucional do IPFS.
“O curso de Certificação do Instituto de Previdência de Feira de Santana é um dos requisitos legais obrigatórios para os membros dos órgãos de governança, sendo um pilar essencial para uma gestão profissional, transparente e sustentável dos recursos previdenciários dos servidores públicos”, destacou a presidente do IPFS, Midiã Leite.
Estabelecida pela Portaria MPS nº 1.467/2022, a certificação é direcionada a gestores, membros dos conselhos deliberativo e fiscal, comitês de investimentos, além de representantes da administração pública, como as secretarias de Administração, Fazenda, Controladoria, Procuradoria Geral do Município, Gabinete do Prefeito e Câmara de Vereadores.
O curso teve início na quinta-feira e está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação, contando com a participação da palestrante Ariadne Maciel, especialista em mercado financeiro e RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
Ela abordou temas relevantes para o setor, como seguridade social, plano de benefícios, custeio, atuarial, responsabilidade disciplinar, civil e criminal, responsabilidade fiscal e previdenciária, gestão de riscos, entre outros assuntos essenciais.
Os conteúdos apresentados são considerados fundamentais para toda a estrutura administrativa da Prefeitura, e não apenas para os servidores do IPFS, já que o conhecimento previdenciário envolve diversas áreas da gestão pública.
Também estiveram presentes a secretária de Administração, Sandra Peggy; o superintendente de Governo da Caixa, Edmilson; e o gerente de Governo do Banco do Nordeste, Luís.
