
O Colégio 2 de Julho, Fundação e Faculdade estão à deriva na UTI, num destino incerto e cruel; é sabido que a situação financeira da instituição não é boa e a falta de gestão adequada levou, indubitavelmente, a tal situação. Este espaço não é para reclamações trabalhistas, ao revés, retrata a real situação da instituição, que é um patrimônio da Bahia.
Espera-se que, diante deste cenário, surjam saídas concretas que mantenham seu vasto acervo cultural permanentemente pulsante e integrado às tradições baianas nos quase cem anos, não deixemos morrer esta obra maravilhosa que tantas personalidades de escol foram formadas.
O educandário, como se sabe, nasceu no início do século passado, lutou e foi resistência ao arbítrio do regime militar que estrangulava os que não eram adeptos ao regime, atuando de forma ativa, através de visionários intelectuais, contra a tirania e o despotismo do regime de exceção típicos da época, prenunciando-se, neste cenário, que sempre esteve aberta e atenta ao pluralismo e às liberdades públicas, daí a importante Conferência Jaime Wright de Direitos Humanos, com palestras e prêmios àqueles defensores de assuntos ligados à dignidade da pessoa humana.
É, ainda, possuidora do insubstituível Memorial do Professor e político baiano Josaphat Marinho e da exemplar biblioteca Basílio Catalá de Castro, como hospedeira direta do Palácio Conde dos Arcos, que, como se sabe, são visíveis nas páginas da história do Brasil. Precisamos que o Governo do Estado da Bahia, na pessoa de seu governador — professor mestre Jerônimo Rodrigues, reconhecidamente sensível às questões educacionais, intervenha e possa reerguer com projetos, propostas, convênios, acordos este importante patrimônio cultural e educacional da Bahia.
Mário Kertész tem aberto constantemente seus microfones em defesa desta instituição. Os professores e colaboradores pedem socorro e gostariam de participar, propondo, naturalmente, saídas à crise. Foi firme, o professor é escultor da sabedoria. Reflitamos, pois!

(*) Rommel Robatto - Professor-Direito Administrativo, Mestre em Direito-UFPE, Doutorando em Direito-UAL-Lisboa, Membro do IGHB-BA e da ABI-BA, Oficial de Justiça Federal.
📧 rmmrtt@yahoo.com.br

*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
**INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:




