

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) e o Sesc Caruaru, realizou, nesta quarta-feira (1º), Dia Nacional da Pessoa Idosa, o IV Seminário Semeando Sensibilidade, Colhendo Sabedoria. O evento aconteceu no Teatro do Sesc e reuniu gestores públicos, profissionais da rede socioassistencial, representantes de entidades parceiras e membros da sociedade civil para debater políticas de proteção e estratégias de enfrentamento à violência contra idosos.
Com o tema central “Violência Financeira e Patrimonial contra a Pessoa Idosa”, o seminário promoveu palestras, debates e reflexões, fortalecendo as ações de sensibilização sobre esse tipo de violação de direitos e incentivando atividades de prevenção. Entre os destaques, esteve a palestra de Cynthia Nunes, gerente geral do Procon Caruaru, que apresentou desafios e mecanismos de proteção para prevenir abusos financeiros e patrimoniais contra idosos.
“Discutir a violência financeira é essencial para garantir que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que elas possam viver com dignidade, segurança e autonomia. É papel de todos, Estado e sociedade, assegurar que o envelhecimento seja um processo livre de abusos e violações”, destacou Damaris dos Santos Tanaka, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Caruaru.
Segundo Damaris, o seminário também simboliza a continuidade de um trabalho coletivo de sensibilização. “O evento foi mais um passo importante nessa caminhada de defesa de direitos e reforça o papel do Conselho como espaço de escuta, articulação e proposição de ações concretas em prol da proteção integral da pessoa idosa”, afirmou.
O seminário reforçou o compromisso da Prefeitura de Caruaru em garantir espaços de diálogo, sensibilização e fortalecimento da rede de apoio à pessoa idosa, promovendo políticas públicas e iniciativas que assegurem seus direitos e sua dignidade.
