
A expectativa está em alta entre os 50 estudantes da rede pública estadual de ensino selecionados para a segunda turma de intercambistas do programa ‘Sergipe no Mundo’. A iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), oferece aos alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional voltada à educação e à cultura.
Neste sábado, 6 de setembro, os primeiros 20 estudantes vão embarcar rumo a Vancouver, no Canadá, e a San Diego, nos Estados Unidos. Os outros 30 contemplados embarcarão até o fim deste mês, com destino às cidades de Camberra (Austrália), Sevilha (Espanha) e Cork (Irlanda).
Antes do embarque, os 50 alunos receberão um kit completo de viagem, contendo uma mala de 23 kg, etiquetas de bagagem, mochila, nécessaire, camiseta, conjunto de moletom, garrafa térmica, diário de bordo e um celular proveniente de doação da Receita Federal. Também receberão apoio financeiro antes e durante a viagem.
Nos 30 dias de intercâmbio, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar em uma nova cultura, aperfeiçoar o idioma e vivenciar o dia a dia com a host family (família anfitriã), que os acolherá em seus países de destino. Essas experiências têm o objetivo de transformar a visão de mundo dos alunos e também abrir caminhos para novas perspectivas acadêmicas e profissionais.
Para a estudante Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiróz, Janaína Suri, 16 anos, que partirá de Aracaju para San Diego, nos Estados Unidos, esta semana está sendo repleta de emoções. “Estou com expectativas altíssimas e muita ansiedade por estar chegando esse momento tão esperado. Acredito também que essa experiência que vou viver vai me proporcionar um maravilhoso repertório sociocultural e me ajudar a aprender uma nova língua, que é super importante. Ter essa experiência, que é única para mim, é um sonho”, revelou.
Já o estudante do Colégio Estadual Delmiro de Miranda Brito, Pedro Orlando, de Canindé do São Francisco, intercambista que irá para Vancouver, no Canadá, compartilhou suas expectativas para a viagem. “Estou muito ansioso para viajar. Quero muito fazer novas amizades, conhecer novos lugares e aprimorar o meu inglês. Cheguei a me emocionar durante a semana só de me lembrar da oportunidade que estou tendo, e não consigo descrever a ansiedade que estou sentindo”, contou o estudante.
‘Sergipe no Mundo’
Os estudantes que integraram a primeira turma de intercambistas da segunda edição desembarcaram em Aracaju no dia 24 de agosto, depois de passar 30 dias em um intercâmbio cultural e linguístico nas cidades de Lyon, na França, Cambridge e Brighton, na Inglaterra, e Málaga, na Espanha.
Idealizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o ‘Sergipe no Mundo’ foi instituído pelas Leis nº 9.040/2022 e nº 9.060/2025, criando a política de internacionalização da educação pública do Estado de Sergipe. As atividades contemplam o intercâmbio para estudantes, a formação de professores e o estudo bilíngue, por meio do Centro Estadual de Idiomas, que funciona na sede da Aliança Francesa, em Aracaju, com polos nas nove diretorias regionais de educação.
O programa ‘Sergipe no Mundo’ promove intercâmbios educacionais para estudantes da rede pública estadual, como parte do desenvolvimento de competências linguísticas, acadêmicas e culturais dos participantes, ampliando suas perspectivas de futuro. Em 2024, a primeira edição contemplou 49 alunos. Os intercambistas passaram 30 dias em Boston, nos Estados Unidos; em Vancouver, no Canadá; Waterford, na Irlanda; Brighton, na Inglaterra; e Sevilha, na Espanha.
Em 2025, o número de intercambistas dobrou para 100 estudantes e foi ampliado para Lyon, na França, e Camberra, na Austrália, com investimentos de mais de R$ 5 milhões.


