
Sorriso no rosto e a perspectiva de muitas oportunidades pela frente marcaram as cerimônias de entrega de certificados dos cursos do Qualifica Sergipe, realizadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), na noite da quarta-feira, 27. Mais de 120 novos profissionais formados nos municípios de Areia Branca e Ribeirópolis, na região agreste central do estado, receberam seus certificados e estão prontos para o mercado de trabalho ou para transformar conhecimento em um novo negócio.
Ao todo, foram 122 pessoas capacitadas nos cursos de auxiliar de confeiteiro, auxiliar de padeiro, preparação de ovos de Páscoa, mecânica de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal. Os cursos foram realizados em parceria com os Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai) e Aprendizagem Comercial (Senac).
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o investimento em qualificação profissional é essencial para a geração de emprego e renda em todo o estado. “Sergipe, hoje, vive um momento feliz, com o maior número de sergipanos e sergipanas trabalhando de carteira assinada e o marco da menor taxa de desemprego da nossa história. É o resultado do investimento em qualificação profissional, em formar novos profissionais, em investir em nossos talentos”, ressaltou.
Em Areia Branca, a aluna Lindinês dos Santos, do curso de auxiliar de padeiro, comemora a qualificação que abrirá portas para empreender o próprio negócio. “O curso foi maravilhoso, aprendi muito, tirei várias dúvidas. Nele, aprendemos a ordem correta dos ingredientes, do processo de produção, por exemplo. Já trabalhei em lanchonete, mas, agora, meu trabalho está mais profissional. O curso trouxe muita superação para mim, sinto mais confiança no meu trabalho. Agora, com meu certificado, minha perspectiva é empreender, ter meu próprio negócio”, enfatizou.
A aluna Valdilene Rodrigues dos Santos, que fez os cursos de auxiliar de padeiro e preparação de ovos de Páscoa, também no município de Areia Branca, agradeceu a oportunidade e recomendou os cursos do Qualifica Sergipe. “Esses cursos são muito importantes para todos, não só para os jovens. É uma forma de ter conhecimento, de conhecer pessoas, de se conhecer. Através do curso, pude perceber novas habilidades, pontos em mim que eu não conhecia. Foi maravilhoso. Gratidão a todos, principalmente ao governador que está propiciando essa oportunidade em todo o estado”, destacou.
Em Ribeirópolis, não foi diferente. Novos profissionais foram formados e preparados para atender às demandas do mercado local. O secretário da Seteem frisou o compromisso do Governo do Estado em investir em empregabilidade e criação de oportunidades reais para os sergipanos. “Reforço que o grande objetivo do nosso governador Fábio Mitidieri é gerar emprego e renda, é descentralizar a formação e levar para as cidades que, normalmente, não teriam estrutura, formação profissionalizante de qualidade. Por meio do Qualifica Sergipe e das parcerias promissoras com o Sistema S isso é possível”, explicou.
O aluno Henrique César Andrade, que fez o curso de mecânica de manutenção em motocicletas, destacou a importância de ter acesso a uma formação profissionalizante em sua própria cidade. “O que eu achei melhor foi que trouxeram o curso para a minha cidade e a gente não precisou se deslocar para longe para poder fazer. Agradeço demais. Já trabalhava com motocicleta há muito tempo e esse curso, para mim, foi muito bom porque nunca é demais aprender. É um aprendizado que a gente leva para o resto da vida. Acabei de receber meu certificado e é só alegria, vai me ajudar bastante”, reforçou.
Já a aluna Ana Núbia Santiago, que fez os cursos de confeitaria artesanal e salgados de lanchonete, também na cidade de Ribeirópolis, encontrou nos cursos a oportunidade para mudar de área de atuação profissional. “Estou muito feliz por aprender, fiquei qualificada com esses cursos, que foram maravilhosos. É uma oportunidade única na minha vida porque, com certeza, vou crescer um pouco mais. Sou lavradora e, hoje, quero crescer mais um pouco, trabalhar em outra área porque trabalhar com lavoura é muito pesado. Com fé em Deus, vou fazer a mudança. Foi uma oportunidade muito boa. Agradeço ao governador e à toda equipe por essa oportunidade”, comemorou.
Qualifica Sergipe
O Qualifica Sergipe é um amplo programa de capacitação profissional gratuita que oferece cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, respeitando as vocações econômicas regionais. Até o momento, o programa abriu 302 turmas (273 concluídas e 29 em andamento) e beneficiou 4.200 pessoas em 40 municípios sergipanos (Barra dos Coqueiros, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d'Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, entre outros) contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais. O Qualifica reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades reais para a população sergipana.











