
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi) realizaram nesta terça-feira,19, uma reunião com representantes da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). O objetivo foi articular ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa que serão promovidas ao longo do mês de outubro.
Participaram do encontro, a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e presidente do Cedipi, Catarina Rocha Farias; a delegada da DAGV, Nalile Castro; e o delegado Renato Santana, também da DAGV e conselheiro do Cedipi.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da mobilização. “Estamos fortalecendo uma rede de proteção que envolve diferentes órgãos e instituições, sempre com o propósito de garantir dignidade e respeito às pessoas idosas, ampliando o diálogo com a sociedade sobre a importância de prevenir e combater todas as formas de violência e construindo políticas públicas que assegurem cuidado e proteção a essa população”, afirmou.
A delegada Nalile Castro ressaltou a relevância da integração entre os órgãos. “No mês de outubro teremos ações integradas no eixo educativo para que a população tenha ciência do cuidado que deve ter com o idoso e também sobre as consequências para aqueles que cometem violência, seja no âmbito familiar ou fora dele. Foi uma reunião muito produtiva, em que discutimos ideias e buscamos fomentar novas ações conjuntas”, destacou.
Segundo Catarina Rocha Farias, as atividades terão caráter educativo e de mobilização social. “Entre os encaminhamentos, discutimos a realização de panfletagens, mobilização com os municípios e palestras voltadas tanto para a população quanto para estudantes e profissionais que fazem parte dessa rede de proteção. A proposta é fortalecer a prevenção e garantir que a sociedade esteja engajada na defesa da pessoa idosa”, explicou.


