
"Enquanto ataca eleição no Brasil, Trump proíbe críticas a ditadores aliados", é o título da matéria de hoje de Jamil Chade, jornalista do Uol Notícias. Por Marcos Wense
Segue abaixo, ipsis litteris, dois parágrafos.
(1) - "O governo de Donald Trump instituiu seus diplomatas pelo mundo a não se pronunciarem mais sobre a eventual falta de transparência, fraude ou irregularidades em eleições em outros países, sempre que ficar determinado que o governo em questão responde a um interesse estratégico dos EUA. Fica ainda vedado comentar sobre os "valores democráticos" de outros governos."
E aí não tem como deixar de imaginar se essa orientação partisse do governo Lula, mais especificamente em relação a Cuba e Venezuela. O bolsonarismo faria duras críticas.
Quer dizer que somente os EUA, em nome de um interesse estratégico, podem fazer vistas grossas para os regimes ditatoriais?
(2) - "Num telegrama enviado para todos os postos americanos pelo mundo, o secretário de Estado Marco Rubio orientou seus funcionários sobre como devem proceder a partir de agora. A ordem é simples: o interesse dos EUA de manter uma aliança deve ser prioridade, e não seu posicionamento sobre a existência ou não de uma democracia ou direitos humanos".
Os EUA podem ter suas prioridades e conveniências. O Brasil, não.
Concluo com uma pertinente e oportuna pergunta: O que o bolsonarismo acha desse posicionamento do governo Trump?
COLUNA WENSE, SEXTA-FEIRA, 18.07. 2025.
(*) MARCO WENSE, advogado e articulista político itabunense, conhecido por sua coluna diária publicada em sites como *PÁGINA DE POLÍCIA e O SERVIDOR*. Seu estilo de escrita é marcado por:
• Linguagem acessível, mas com toques sofisticados (ex.: "nefasta", "abastados");
• Tom crítico, indignado e sarcástico, defendendo os direitos dos trabalhadores e atacando políticas elitistas;
• Posicionamento combativo e engajado, com forte apelo emocional e moral;
• Desconfiança em relação ao sistema político, criticando mordomias e defendendo a Constituição.
- Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia.
Links das colunas:
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia - clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
