Segunda, 22 de Junho de 2026
23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Uso da telemetria pela Deso otimiza gestão hídrica em Sergipe

Tecnologia permite controle mais preciso e eficiente do abastecimento de água

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
28/04/2025 às 15h47
Uso da telemetria pela Deso otimiza gestão hídrica em Sergipe
Fotos: Ascom Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) utiliza a telemetria como uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão e distribuição dos recursos hídricos no estado. A tecnologia permite a medição e o envio de dados à distância, utilizando sistemas eletrônicos de monitoramento e comunicação, o que possibilita um controle mais preciso e eficiente do abastecimento de água.

A telemetria opera coletando, processando e transmitindo informações em tempo real sobre variáveis específicas, como os níveis dos reservatórios e o consumo de água. Com isso, a detecção precoce de falhas se torna possível, garantindo uma resposta rápida e eficiente para eventuais problemas, evitando desperdícios e assegurando a regularidade no fornecimento de água para a população.

Segundo o gerente de Controle de Perdas dos Sistemas Regionais, Charlles Adriano Silva Alves, a telemetria tem sido fundamental para aprimorar a qualidade do serviço, reduzindo perdas e aumentando a eficiência operacional. “Com essa tecnologia, conseguimos gerir os recursos hídricos de forma mais sustentável, minimizando impactos ambientais e reduzindo custos. Isso garante um abastecimento mais seguro e contínuo para a população", expressou.

Tipos de telemetria

A Deso adota dois tipos de telemetria em sua operação. Em ambos os casos, um aparelho é acoplado ao medidor, realizando a leitura dos dados e transmitindo as informações por meio de uma saída digital para um sistema, por onde a equipe técnica realiza o acompanhamento.

"A adoção da telemetria reforça o compromisso da Deso com a inovação e a eficiência na gestão hídrica”, destacou Charlles Adriano. “Essa tecnologia nos permite oferecer um abastecimento mais confiável e sustentável, assegurando água de qualidade para a população sergipana com maior controle e menor desperdício", finalizou.

Fotos: Ascom Deso
Fotos: Ascom Deso
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
24°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 24°
24° Sensação
3.1 km/h Vento
66% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h16 Pôr do sol
Terça
25° 23°
Quarta
25° 24°
Quinta
25° 25°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,049,93 +1,27%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio