Segunda, 22 de Junho de 2026
23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Programa Dialogar visitará municípios sergipanos para estimular construção da ecocidadania

Evento de lançamento aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Museu da Gente Sergipana

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
24/04/2025 às 16h10
Programa Dialogar visitará municípios sergipanos para estimular construção da ecocidadania
Programa Dialogar é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas / Foto: Igor Matias

Estimular a consciência ecológica e incentivar mudanças positivas de comportamento são os objetivos do programa Dialogar, lançado nesta quinta-feira, 24, pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). O evento foi realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

A primeira edição do Dialogar está programada para acontecer no município de Boquim. O projeto conta com van e tenda itinerantes para visitar os municípios sergipanos e engajar a população em ações como reflorestamento, coleta seletiva e defesa das áreas verdes, contribuindo para a construção coletiva da ecocidadania.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, destacou o potencial do programa para o desenvolvimento ambiental. “O Dialogar executa o papel da Semac enquanto agente fomentador de transformação ecológica. Vamos levar a formação ambiental para a sociedade por meio da conscientização, e queremos envolver todos os municípios. Dessa forma, conseguiremos nos aproximar e criar um vínculo com a população”, afirmou.

Durante o evento, houve a apresentação do mascote Guigó, que tornará a iniciativa ainda mais lúdica e interativa. A escolha busca simbolizar e homenagear o macaco-guigó, tipicamente nativo da região da Mata Atlântica sergipana e do norte da Bahia. Também foi exposta a revista educativa, elaborada pela Semac, que será distribuída nas ações.

O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna, representou o governador Fábio Mitidieri no evento. “Esse é um dia para celebrar e se emocionar, porque vemos a atividade-fim de nossas pastas sendo materializada. Estamos aqui para reverenciar e projetar um futuro auspicioso para o meio ambiente sergipano. A união das instituições governamentais e não-governamentais é a saída para solucionar problemas que afligem a sociedade, e o programa Dialogar servirá de modelo para a construção de políticas públicas”, afirmou.

A programação de lançamento do programa Dialogar contou ainda com uma apresentação teatral promovida pela Semac, que abordou a importância do amor e da preservação ambiental, envolvendo o público que lotou o auditório.

O prefeito do município de Neópolis, Allysson Tojal, esteve presente para conferir as informações do Dialogar. “Somos da região do Baixo São Francisco, e precisamos dessa sintonia e parceria com o Governo do Estado. Parabenizo a Semac por esse programa que é importante demais para o nosso município”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento o promotor de justiça do Ministério Público de Sergipe, Sandro Luiz da Costa; o superintendente em Sergipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cássio Murilo dos Santos; a superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Sergipe, Priscila Felizola; o presidente da Administração Estadual de Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Carlos Anderson Pedreira; e a secretária municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio, que representou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa.

Estiveram ainda representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Iguá Saneamento, Eneva, Carmo Energy, Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação e Assistência Social de diversos municípios sergipanos.

O mascote Guigó, apresentado no evento, é uma das interações do programa / Foto: Igor Matias
O mascote Guigó, apresentado no evento, é uma das interações do programa / Foto: Igor Matias
Apresentação teatral fez parte da programação de lançamento do Dialogar / Foto: Igor Matias
Apresentação teatral fez parte da programação de lançamento do Dialogar / Foto: Igor Matias
Público lotou o auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju / Foto: Igor Matias
Público lotou o auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju / Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Deborah Dias, secretária estadual do Meio Ambiente e Ações Climáticas / Foto: Igor Matias
Deborah Dias, secretária estadual do Meio Ambiente e Ações Climáticas / Foto: Igor Matias
Carlos Pinna, procurador-geral do Estado, representou o governador Fábio Mitidieri / Foto: Igor Matias
Carlos Pinna, procurador-geral do Estado, representou o governador Fábio Mitidieri / Foto: Igor Matias
Allysson Tojal, prefeito de Neópolis / Foto: Igor Matias
Allysson Tojal, prefeito de Neópolis / Foto: Igor Matias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
23°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 24°
23° Sensação
1.54 km/h Vento
66% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h16 Pôr do sol
Terça
25° 23°
Quarta
25° 24°
Quinta
25° 25°
Sexta
25° 24°
Sábado
25° 24°
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 348,929,89 +1,23%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Anúncio